Até o dia 8 de dezembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza força-tarefa de fiscalização na região de Mogi Mirim. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.
Ao todo, estão previstas cerca de 300 diligências em 24 cidades: Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Aguaí, Vargem Grande do Sul, Águas da Prata, Monte Alegre do Sul, Amparo, Serra Negra, Socorro, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio da Posse, Holambra, Lindóia, Águas de Lindóia, Itapira, Estiva Gerbi, Conchal, Engenheiro Coelho, Arthur Nogueira e Araras. Doze agentes fiscais do Conselho atuarão identificados para verificar o exercício profissional em instalações de Natal em shopping centers, galerias e estruturas públicas.
“Nesta época de fim de ano também é importante resguardar a sociedade, verificando o exercício profissional nas instalações de árvores de Natal, estruturas metálicas, parte elétrica, e outras atividades relacionadas a área tecnológica, e garantir um período de festas seguro para todos”, explica o chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) de Mogi Guaçu, engenheiro Pedro Mesquieri.
Mogimiriano, o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese, que foi recém-eleito à presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e assume o mandato a partir do próximo ano, também comentou a respeito da ação. “A nossa função é garantir a segurança da população no que diz respeito às atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências. No Natal não poderia ser diferente, até porque, ao contrário do que as pessoas pensam, é preciso muito conhecimento técnico para certificar que as atrações vão funcionar perfeitamente e de forma segura”, ressalta.
Balanço 2023
O Crea-SP já realizou 526.367 ações fiscalizatórias nos 645 municípios paulistas entre janeiro e setembro de 2023. O número é um recorde histórico no Conselho, resultado da inovação de processos de fiscalização, uma aposta da gestão do presidente Vinicius Marchese. Em 2022, foram cerca de 462 mil operações executadas, o que ultrapassou a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Este ano, o objetivo é realizar 600 mil operações.
De 2015 a 2022, as fiscalizações aumentaram cerca de 1.600%. O crescimento se deve ao planejamento do Crea-SP, parcerias com outras instituições e o uso de tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes e durante a atuação dos agentes fiscais em campo, caso do FiscalizApp, aplicativo desenvolvido para suporte ao trabalho da fiscalização do Conselho.
O modelo agora será levado para todo o Brasil com Marchese à frente do Confea.
Denúncia
O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 e do e-mail: faleconosco?creasp?org?br.
São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.
Publicado às 14h27
Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi
Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.