Brasileiro bate recorde histórico em liga de basquete da Europa

No Brasil o nome Marcelinho Huertas pode não ser muito conhecido, porém o brasileiro vem fazendo bastante sucesso no basquete europeu, para ser mais específico na Liga ACB (Associação de Clubes de Basquetebol) da Espanha onde ele joga no Lenovo Tenerife. Inclusive o brasileiro voltou aos noticiários ao bater um recorde nacional de assistências jogando pela na liga espanhola de basquete, onde joga desde 2004.

Marcelinho Huertas bate 2.898 assistências jogando no Lenovo Tenerife

Apesar de já estar com 40 anos, Huertas foi destaque na Europa ao atingir 2.898 assistências em sua carreira, este número foi suficiente para quebrar o recorde estabelecido por Pablo Laso de 2.896 assistências. E faziam mais de 30 anos que este número não era superado na principal Liga de Basquete masculino da Espanha. Laso, tinha batido este recorde no começo dos anos 90, na temporada de 1991-1992, atualmente com 56 anos, ele é treinador da equipe de basquete do Bayern de Munique. 


O recorde espanhol de assistências foi batido durante partida entre o Lenovo Tenerife e Gran Canária, onde o time do armador brasileiro venceu com um placar apertado, de 93 a 92. Ele precisava de 4 assistências no jogo para chegar à marca histórica do basquete espanhol e conseguiu. No momento de sua 4ª assistência de sucesso o jogo foi parado e Huertas recebeu diversas homenagens tanto de sua equipe quanto do público presente, que também aplaudiu o brasileiro pelo feito que não era vencido a mais de três décadas.

Aliás, durante a partida contra o Gran Canária, Marcelinho Huertas foi imprescindível, além de somar mais uma assistência, chegando a 5 na partida, ele também foi responsável por marcar 20 pontos e pegou 4 rebotes para o Lenovo Tenerife. No dia o MVP da partida foi o companheiro de equipe de Marcelinho, Giorgi Shemadino que marcou 22 pontos, 3 assistências e 5 rebotes, do lado do Gran Canária o jogador que mais pontuou foi John Shurna, com 20 pontos.

Jogador brasileiro tem longa carreira de sucesso na Espanha

O jogador brasileiro já está a um bom tempo na construção deste recorde, sua formação no Brasil foi em times como o E. C. Pinheiros e o Paulistano, onde ele se destacou nacionalmente no esporte. Com seu talento ímpar ele foi jogar na Espanha em 2004, onde teve passagem por várias equipes de destaque nacional, são elas o Badalona, Bilbao, Baskonia e o Barcelona e obviamente foram nelas ainda ele somou tantas assistências

Joventut de Badalona - 243 assistências 

Bilbao Basket - 146 assistências 

Saski Baskonia - 777 assistências 

FC Barcelona - 685 assistências 

Lenovo Tenerife - 1047 assistências 

Neste meio tempo ele também teve passagem pela Itália jogando pelo Fortitude Bologna na temporada de 2008/2009. Além de jogar na Europa, Huertas também foi para os Estados Unidos, jogando no Los Angeles Lakers entre os anos de 2015 e 2017. Entretanto, logo depois de se despedir dos Lakers, ele resolveu voltar para o “velho continente” fazendo uma rápida passagem no Saski Baskonia e finalmente integrando o Lenovo Tenerife, onde fez mais de mil assistências e continua a somar. 


Pela seleção brasileira, Marcelinho é campeão dos Jogos Pan-Americanos em 2007

Entre suas conquistas Marcelinho Huertas fez parte 2 vezes do “dream team” da Liga Espanhola de Basquete, além disso também conquistou alguns títulos importantes como a Basketball Champions League 2021/2022 e a Liga Espanhola de 2009/2010. Além de passagens em grandes times, Marcelinho também foi jogador da seleção brasileira de basquete, ganhando Ouro na Copa América de Santo Domingo em 2005 e também foi vencedor da Copa América de San Juan em 2009. 

Sua maior conquista pela seleção com certeza foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Ele também foi capitão nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e esteve entre os jogadores da seleção dos Jogos Olímpicos que aconteceram no Rio de Janeiro em 2016. Huertas apesar de não ter vencido foi um dos convocados para a Copa do Mundo de Basquete 2023, mostrando que o tempo ainda não diminuiu o ritmo do brasileiro. 

Publicado às 11h05

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.