Com a chegada da pandemia, lojas e produtores de conteúdo
digital têm buscado novas estratégias para venda e divulgação dos produtos
comercializados online. As lives ganharam destaque e logo foram adaptadas para
se tornarem uma nova e potente ferramenta de vendas, as lives commerce. O
formato, ainda pouco explorado no Brasil, já ganhou as grandes marcas e agora
faz parte, também, da rotina de quem produz conteúdo para internet.
Com a live commerce, a câmera se transforma em uma vitrine
virtual, mostrando detalhes e vantagens dos produtos. Para se sair bem nesse
tipo de formato - que integra transmissões ao vivo (Lives) às características
de um e-commerce tradicional, esclarecendo dúvidas em relação ao produto
vendido, aumentando assim a confiança e credibilidade da marca -é necessário
preparar o ambiente onde as transmissões serão realizadas.
Arquiteto e fundador da 1comodo (www.1comodo.online)
- startup de reformas rápidas com garantia de prazo de entrega garantido
– Gustavo Pozzato, afirma que esse tipo de reforma vem sendo cada vez mais
pedida, principalmente por um público jovem, entre 18 e 35 anos, que trabalha
com a internet.
Um dos clientes da 1comodo, Eduardo Oliveira, que
recentemente transformou o quarto em um showroom, explica que o investimento é
necessário e profissionaliza a entrega final. “Estou tendo um impacto positivo,
porque a qualidade das fotos e das gravações fica absurdamente melhor, passa um
ar mais profissional, e agora faço em metade do tempo tudo o que fazia antes,
pois tenho um ambiente pensado para isso”, explica o criador do perfil Neggs
Store
Abaixo, Gustavo dá dicas de como realizar a reforma de um
ambiente para transformá-lo em um showroom perfeito e fala sobre as últimas
reformas realizadas.
-O que é preciso para ter um showroom perfeito em casa?
Em primeiro lugar precisa ter um espaço organizado,
marcenaria pensada para aquele ambiente, e iluminação específica para valorizar
os produtos dentro do seu cômodo.
-O que fazer para transformar meu quarto em um showroom?
Prestar atenção na melhor angulação do ambiente para
fazer com que os produtos sejam expostos de maneira eficiente e vendável.
Utilizar móveis que valorizem os produtos.
Ter uma Iluminação específica para o tipo de produto
voltado para a venda online.
-Qual o perfil dos clientes que tem procurado você para
realizar esse tipo de transformação?
Tivemos, recentemente, o caso de um cliente que usa tênis
raros. Ele tinha um quarto de adolescente, e como ele está se
profissionalizando na área (produtor de conteúdo/ lives commerce) nos chamou
para desenvolver o quarto e assim conseguir expor os produtos dele de maneira
mais eficiente.
O fotógrafo Thiago Lara (www.instagram.com/thiagolaratl), especialista na produção de fotos e vídeos para lives commerce, também ensina alguns truques:
Seu celular é um ótimo equipamento
Muitas pessoas me procuram para saber qual câmera comprar, mas, sem muito pra
investir, um celular é a melhor câmera que você pode ter. É versátil, vai te
atender em diversas situações e a maioria dos celulares modernos tem uma câmera
mais do que necessária para fotos de internet.
Enquadramento
Coloque sempre o produto no centro da fotografia, assim você trará toda a
atenção do espectador para o assunto. É possível comprar uma cartolina branca e
posicionar ela para produzir um efeito de fundo infinito ou criar
composições de cenários, porém, é preciso ter cuidado para que os elementos não
roubem a atenção do assunto (produto) em questão.
Iluminação (essa é a mais importante)
Muitas pessoas acham que precisam de equipamentos caros e complicados de
iluminação para fazer boas fotos. Mas você consegue fazer com coisas bem
simples e que já estão na sua casa!
Por exemplo, você pode utilizar sua televisão ligada ou o monitor do seu computador como uma luz indireta (iluminando seu produto), ou até mesmo como fundo do seu cenário.
Caso a luz fique muito marcada (dura) você pode comprar papel vegetal branco para colocar na frente da fonte de luz e assim fazer uma luz mais suave.
Busque referência
O grande segredo da criatividade dos fotógrafos é a eterna busca de
referências. Nós, fotógrafos, vemos imagens boas todos os dias e salvamos
em nossa memória. Assim, quando vamos fotografar, tempos sempre bons exemplos
em mente e é fácil criar. Você pode pegar dicas incríveis no Pinterest, ou
mesmo no Instagram.
Publicado às 9h57
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro.