Cotidiano

O que você precisa saber para manter suas aves felizes e com saúde

post-img

Um animal de estimação sempre ajuda a deixar a casa mais viva e alegre. E quando esse animal é um pássaro, a impressão do tutor é que essa alegria é em dobro. Os cantos melodiosos e as cores vibrantes dos pássaros transformam a rotina de qualquer família, sendo que sua presença acaba sendo muito gratificante para as pessoas.

Porém, os tutores devem sempre procurar cuidar bem deles, garantindo que as aves estejam saudáveis. E esses cuidados são diversos, desde escolher o poleiro para gaiola apropriado para a espécie que você tem até questões envolvendo a alimentação e socialização das aves. A seguir, conheça mais sobre alguns desses cuidados tão importantes para assegurar a qualidade de vida deles.

Gaiola

É muito difícil imaginar você feliz se vive em um lugar de que não gosta, não é? O mesmo vale para a ave: se a gaiola ou o viveiro em que ela vive não é compatível com a sua espécie, ela provavelmente será muito infeliz — e isso pode repercutir na saúde dela.

Portanto, tenha cuidado em escolher uma gaiola que seja apropriada para o animal. As gaiolas pequenas são indicadas para animais menores, como o canário. Se a ideia é ter mais de um pássaro no mesmo ambiente, é importante que haja espaço suficiente para que a ave voe de um poleiro para o outro sem esbarrar com o outro pássaro.

Já os viveiros são maiores, propícios para aves como papagaio ou cacatua ou para quem quer ter vários passarinhos, já que há espaço para eles se movimentarem. Em ambos os casos, é importante ter atenção com o vão das grades, que não devem ser nem muito próximas (podendo deixar o pássaro preso pela garra ou pelo bico) nem muito distantes (o que pode fazer com que ele escape).

Limpeza da gaiola ou do viveiro

De novo, vale a analogia com a sua vida: imagine que sua casa está toda suja constantemente, como ser feliz em um ambiente assim? A limpeza da gaiola ou do viveiro deve acontecer frequentemente, havendo cuidado para limpar todas as partes, o que inclui os poleiros e os brinquedos. Retire essas partes da gaiola, leve para debaixo da torneira e faça a limpeza utilizando água e sabão neutro.

A limpeza das grades e da parte interna pode ser feita com um pano úmido, mas evite os produtos de limpeza, que podem ser tóxicos para as aves. Uma dica valiosa para manter esse ambiente mais higienizado é forrar a gaiola com jornais. Assim, após usar, basta dobrar e jogar fora, sendo que essa troca deve acontecer uma vez por dia.

Alimentação e dieta

Não pense que todos os pássaros irão se alimentar das mesmas coisas: cada um tem suas próprias necessidades de sementes e rações. Se tiver dúvidas, peça orientações para um veterinário, que poderá indicar a alimentação mais adequada para o seu pássaro, levando em conta a espécie e a idade dele. Inclusive, algumas aves precisam de vitaminas, mas somente o veterinário pode indicar qual é o suplemento que a ave pode tomar. O cardápio deles ainda pode ser incrementado com algumas frutas e vegetais — mas, novamente, somente após o aval do veterinário.

Brinquedos

Os brinquedos fazem a diferença no astral do animal, sendo que a ausência deles pode deixar os pássaros muito nervosos. Assim, investir em brinquedos é uma excelente maneira de garantir mais qualidade de vida para eles. Esses brinquedos podem ser escadinhas, móbiles e balanços. Só lembre de escolher um brinquedo próprio para os pássaros, já que eles têm o costume de bicar tudo.

Socialização

No caso de muitas aves, é fundamental ter algum tipo de socialização e interação — afinal, muitos pássaros são seres sociais. A ausência da socialização pode fazer com que eles desenvolvam comportamentos indesejados ou até mesmo desenvolvam o quadro de depressão. Dessa forma, nada como ter o contato constante com os tutores para garantir a felicidade deles.

Check-ups regulares

Claro, não dá para não citar a importância de realizar os check-ups veterinários regulares no caso das aves. Isso é tão importante quanto o acompanhamento para outros pets, sendo que essas consultas são importantes para verificar como está a saúde do animal. O veterinário é capaz de identificar e prevenir problemas de saúde, além de orientar o tutor sobre a forma correta de tratar determinada enfermidade ou ainda o que fazer para garantir a qualidade de vida da ave.


Publicado às 14h26


Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter   

Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.