Praça Pádua Salles recebe festival de ginástica rítmica neste sábado

Os alunos do projeto social Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos de Amparo (SP) participam no próximo sábado, 8 de junho, do “Festival Respeitável Pùblico, O Circo Chegou”. A ação, que marca o segundo ano de atividades do projeto na cidade, tem como objetivo proporcionar aos alunos momentos de integração e vivência em apresentações ao público.

Com início marcado para às 18h30, o Festival será realizado no Palco da Rádio, localizado na Praça Pádua Salles, no Centro, e contará com a participação das 160 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto em seus três núcleos: Educandário Nossa Senhora do Amparo, Creche São Cristóvão e Amparo Atlético Clube.

Realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, o projeto estimula a prática esportiva da modalidade de forma saudável e divertida, utilizando a ginástica como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.

Sobre o Festival, o presidente da Fábrica, Bruno Wellington, explica que a escolha do tema se associa à prática da ginástica rítmica ao explorar a conexão entre a arte circense e a expressão corporal. “Através da graça, coordenação e habilidades acrobáticas, as crianças e adolescentes incorporam elementos circenses em suas apresentações, promovendo a criatividade, o trabalho em equipe e a superação de desafios. Este tema oferece uma oportunidade única para celebrar a diversidade de talentos e a magia do espetáculo, enquanto destacamos os valores de disciplina, determinação e respeito mútuo”. 

Ainda de acordo com Bruno, o tema do circo traz consigo uma paleta vibrante de cores e uma atmosfera de magia e encantamento, refletindo-se nos figurinos e adereços utilizados durante as apresentações. “Esses elementos visuais ajudam a criar um ambiente festivo e estimulante, cativando não apenas os participantes, mas também o público presente”, diz. 

O Festival é gratuito e aberto a toda a comunidade

O projeto

Realizado em Amparo desde 2022, o projeto Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos oferece aulas gratuitas da modalidade para 160 crianças e adolescentes em três diferentes núcleos: Educandário Nossa Senhora do Amparo, Creche São Cristóvão e Amparo Atlético Clube.

Todos os alunos recebem kits com uniformes completos para a prática do esporte com collant, shorts e agasalho, além de lanches durante as atividades.As aulas têm uma hora de duração e acontecem três vezes por semana. 

Em seu primeiro ano de atividade, o projeto atendeu 160 alunos em dois núcleos: Floresta Atlético Clube e Creche São Cristóvão.

Realização

O projeto Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte, do Governo do Estado de São Paulo, e tem patrocínio da Ypê (Química Amparo), Fernandez Indústria de Papel e HTM, além de apoio do Supermercado Guarani.

Sobre a Ypê

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais cinco unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.000 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê e Action Ypê.

Fernandez Indústria de Papel 

Nós somos a Fernandez S/A, uma indústria de papel, chapas e caixas, situada na cidade de Amparo, no interior de São Paulo. Na linha de produção, grande quantidade do papel fabricado se transforma em chapas e caixas de papelão ondulado. E os produtos ainda podem ser personalizados de acordo com a marca e as necessidades da sua empresa. Desde a nossa fundação, em 1971, nos orgulhamos por fabricar todos os produtos somente com reciclagem! Se você reciclar o seu lixo, provavelmente já nos ajudou a transformá-lo em matéria-prima novamente. Recicle, isso faz bem para todo mundo! Fernandez Papel: aqui, seu papel é essencial!

Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.

Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 210 mil pessoas pelo país.

Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

Publicado às 12h24

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.