Prefeitura de SN quer mais um lago para a prevenção de enchentes

Ciente da importância de reduzir, ao máximo possível, os riscos de enchentes por causa de chuvas, o Prefeito Elmir Chedid e sua equipe de governo têm trabalhado, com afinco, em ações que possibilitem alcançar esse objetivo.        

As medidas se fazem necessárias porque a cidade teve um acelerado crescimento, com muitas áreas em morros e encostas sendo urbanizadas, o que causou a impermeabilização do solo. Com isso, as águas de chuvas seguem para os pontos mais baixos. Na região central de Serra Negra, o ribeirão.      

Periodicamente é possível testemunhar servidores públicos e equipes da Frente Popular de Trabalho executando a retirada de terra, de lixo (muitas vezes móveis) do leito do Ribeirão Serra Negra, serviço que é realizado em toda a extensão do veio d´água.        

Outras ações importantes, iniciadas em 2021, foram as construções e reativações de lagos de contenção, reservatórios que suportam grandes quantidades de água nos momentos de chuvas muito fortes, evitando o transbordamento do ribeirão, o que causaria pontos de alagamentos ou enchentes.

A Prefeitura de Serra Negra construiu um sistema com dois desses lagos: um acima e outro abaixo da Rua Dr. Paulo Pimentel Mangeon, entre o Jardim Serrano, o Residencial Madrid e Parque Ecológico Luiz Rodrigues Froes. Limpou e reativou o lago existente ao lado do estacionamento do Centro de Convenções Circuito das Águas.

No loteamento Parque São Luiz, o lago que lá existe foi desassoreado e teve sua calha aprofundada, fez-se a recuperação do talude de bacia e barramento. Abaixo do loteamento Residencial Serra Negra, os dois do Complexo Caruso, anteriormente usados pela Sabesp, foram desassoreados, retomando suas capacidades originais de reservação de água. No lago maior, um novo monge foi construído.        

A iniciativa não para. A municipalidade tem projeto para a construção de mais um lago, em área paralela à Rua Antônio Stenghel, no Jardim Gustavo.

Publicado às 16h26

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal do WhatsApp clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter