Argentina: novos requisitos e medidas para entrar no país

Para visitar a Argentina após a abertura das suas fronteiras aéreas aos países vizinhos, os brasileiros precisam cumprir uma série de exigências impostas pelo Ministério da Saúde da Nação e a Direção Nacional de Migração.

Além do passaporte ou RG válidos, documentos comuns antes da pandemia, atualmente é necessário preencher uma declaração eletrônica juramentada na hora do embarque, apresentar teste PCR com resultado negativo com até 72 horas de antecedência da viagem e ter seguro internacional de viagem com cobertura para Covid-19 e atendimento na Argentina. 

Todos os viajantes em meios de transporte internacional devem passar por uma medição de temperatura no momento de embarcar para a Argentina, bem como nos pontos de entrada, ou qualquer outra medida sanitária de controle que possa estar disponível, além de informar sobre a sua situação de saúde para a tripulação ou para as autoridades na chegada ao país.

A isso serão adicionados os requisitos solicitados pelas jurisdições provinciais e / ou municipais. Na falta de ativação das referidas aplicações ou quando as jurisdições suspeitarem da existência de risco para a saúde, poderão efetuar atividades de vigilância e controle sob a suas responsabilidades, intervindo através das suas autoridades competentes.

Estas são as normas que Argentina impôs aos seus visitantes, desde o dia 31 de outubro. O país está se organizando para a temporada de férias 2020/2021, mas por enquanto só é permitido voar a Buenos Aires e permanecer na área metropolitana da cidade.

Buenos Aires libera atividades turísticas com restrições

Embora tenham sido liberadas várias atividades turísticas em Buenos Aires, o transporte público não pode ser usado para este fim. Táxis e transporte por aplicativo também estão limitando as viagens a dois passageiros por vez. 

“A maioria dos bares e restaurantes está aberta com mesas na parte externa e restrita a 25% de sua capacidade máxima nos salões, os receptivos retomaram as atividades e têm seus protocolos, novos circuitos para pedestres estão ativos, museus e feiras de artesanato retornaram, os principais hotéis (mais de 40) estão abertos. Não faltam atividades de cultura e compras”, disse o diretor do Inprotur, Ricardo Sosa, em entrevista ao Portal Panrotas.

“O trade precisa de informação. Mostrar que não está nada difícil entrar na Argentina hoje e estamos dispostos a ajudar. Os brasileiros querem voltar a viajar internacionalmente e a Argentina é novamente uma excelente oportunidade”, completou Sosa. 

O Inprotur também está estreitando seu diálogo com as principais companhias que fazem o transporte aéreo entre a Argentina e seus vizinhos de fronteiras, dentre as quais estão Latam, Gol e Azul. A Latam é a única brasileiro que já retomou os voos, mas é possível viajar entre os países pelas Aerolíneas Argentinas, Turkish e Ethiopian. 

A exemplo do que recomenda a WTTC (World Travel & Tourism Council), Sosa afirma que não faltam esforços em coordenação público-privada para a retomada do turismo na Argentina. 

Além de Buenos Aires, a WTTC conferiu a mais cinco províncias argentinas o Selo Internacional de Segurança: Santiago del Estero, Catamarca, Córdoba, Santa Cruz e Misiones. Existe bastante otimismo em relação à abertura destes destinos, mas primeiro é importante prevalecer a responsabilidade, explica Sosa.

“Esta é mais uma mensagem de segurança sanitária ao mundo, mas temos de ter consciência e responsabilidade, pois são apenas poucos dias desde nossa abertura. Ao longo do tempo as autoridades vão avaliar novas liberações e outras maneiras de se chegar a esses destinos. É importante ressaltar que alguns lugares já estão abertos para viajantes das próprias províncias. O próximo passo será doméstico e depois internacional. O selo WTTC não garante um destino livre de Covid-19, e sim um destino onde as empresas, a comunidade e o setor público têm protocolos alinhados, têm trocas de informações quase diárias. É também um sinal ao mundo todo de nossos esforços”, complementa o diretor do Inprotur.

Publicado às 17h02

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro