O Prefeito Gil Helou e o Secretário de Esportes Cristiano
Bueno participaram na manhã desta terça-feira, dia 22, da assinatura do
convênio para a renovação do programa Atleta do Futuro em Águas de Lindoia.
Realizado pelo Sesi viabiliza o acesso de crianças e jovens com idades entre 6
a 17 anos a prática de esportes. A expectativa é de que 350 alunos sejam
beneficiados ainda este ano.
O objetivo do programa Atleta do Futuro é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o programa permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária.
A parceria prevê que a secretária irá oferecer com espaço físico e professores para a realização das atividades. Já o SESI oferece os treinamentos pedagógicos aos docentes, metodologia e uniformes; Cada aluno receberá, gratuitamente, duas camisetas e uma bermuda, para as atividades esportivas. Participarão do projeto alunos inscritos nas escolinhas da Secretaria de Esportes nas modalidades futsal. Futebol, Natação, Ginástica Rítmica e Vôlei.
Como funciona
As aulas e eventos do programa são planejados com conteúdo esportivo adequado a cada faixa etária e às diferentes modalidades esportivas oferecidas. Entre seis e oito anos de idade os alunos aprendem por meio de atividades lúdicas começando a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva.
Entre 9 e 10 anos os participantes começam a ser iniciados nos conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos. A partir dos 11 anos os participantes iniciam a participação em uma modalidade esportiva específica com a abordagem dos princípios e fundamentos básicos, evoluindo ano após ano no aprofundamento técnico e tático.
Durante as aulas serão abordados aspectos ou questões que marcam as diferenças no cotidiano dos membros de cada turma. Temas como a variação de habilidades motoras, gênero, raça, realidade socioeconômica, altura, etnia e peso podem surgir espontaneamente durante as aulas e discussões. Caberá ao professor realizar essa mediação, para que o aluno aprenda a conviver com a diferença sem o preconceito. As famílias também são envolvidas no programa por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.
Com informações de Luis Augusto Tucci
Publicado às 6h14
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial
Colabore com nossa equipe via PicPay