Cotidiano

Creches de Pedreira utilizarão fantoches no aprendizado de 380 crianças

post-img

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas/SP, irá capacitar 20 educadores sociais de Pedreira que atuarão no Projeto Teatro de Fantoches. Com isso, educadores do Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (Cimei) “Walkyria Thomazini Cavicchia”, no Cimei “Maria Cecilia Betiolli Lima”, Cimei “Hortência Fornari Novo” – ligadas ao grupo Nisfram - e na Creche Santo Antonio trabalharão com os fantoches junto a 380 crianças matriculadas nas quatro creches filantrópicas da cidade. Todas as creches são conveniadas com a Secretaria Municipal de Pedreira.

Instrumento pedagógico poderoso nas mãos dos educadores de creches, o Teatro de Fantoches é um projeto da organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera para valorizar a infância e o lúdico no processo de aprendizagem. Esta é a 12ª edição do projeto, já realizado em 17 cidades brasileiras, e conta este ano com o patrocínio das empresas DHL, Buckman e CI&T.

Os educadores de Pedreira integrarão a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas. Os educadores aprenderão a utilizar corretamente os bonecos para que transmitam às crianças os conteúdos previstos para cada idade, de forma lúdica e dinâmica.

O projeto, aprovado pela lei Rouanet, contará com 4 sessões que totalizarão 12 horas de capacitação on-line pelo Google Meet entre os dias 11 de agosto e 27 de outubro. Com o kit completo produzido pelo Grupo Primavera, formado por 16 bonecos, os educadores estarão aptos a trabalhar com os fantoches, utilizando diferentes métodos de manipulação e contação de histórias. Será então o momento de surpreender as plateias de crianças que irão acompanhar as histórias pelas telas do celular ou computador.

“O Teatro de Fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais. Ajuda na construção da cidadania e da cultura. E este ano abordaremos temas ligados à tecnologia, em especial neste período em que as crianças têm mais contato com celular e computadores”, explica Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera.

A capacitação é o primeiro contato dos educadores com o projeto. É o momento de encantar e chamar a atenção de cada um deles sobre a importância de se trabalhar na sala de aula com os fantoches. “O que fazemos é apresentar o projeto de forma alegre e lúdica para que o educador seja o primeiro a se encantar com o material para, posteriormente, encantar seus alunos”, diz a gestora da instituição.

Segundo Ruth Oliveira, trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias.

Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

Sobre o Projeto Teatro de Fantoches

O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

Cronograma:

Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira

Primeira capacitação on-line: dias 11 e 18/08, das 17 às 20h, e 25/08, das 17 às 19h

Monitoramento das atividades: 22/09, das 17 às 20:30h

Segunda capacitação: 27/10, das 17 às 20:30h

Publicado às 11h51

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com nossa equipe via PicPay  


 

 

Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.