A capacidade natural de Neymar Jr de atrair até mesmo a atenção de torcedores rivais desde os tempos de Santos tem se tornado cada vez mais evidente no mercado do futebol. No entanto, o impacto positivo que o atleta causa tem alcance global dentro e fora das quatro linhas.
O dado mais recente é da própria Liga Futebol Profissional da
França, detalhado em entrevista ao neymarjr.com. A chegada de Neymar Jr ao Paris
Saint-Germain em 2017 resultou na mudança de patamar do campeonato nacional,
ampliou contratos de direitos de transmissão pelo mundo e ainda gerou uma
verdadeira explosão de novos seguidores para Ligue 1 nas redes sociais.
Paris Saint-Germain
“Na verdade, a Ligue 1 experimentou um forte crescimento nas
mídias sociais no verão de 2017. Agosto de 2017 foi o melhor mês para o
crescimento digital da Ligue 1 até janeiro de 2019 (desde então acelerou). O
Brasil é agora a segunda maior comunidade internacional de fãs da Ligue 1,
depois da China”, explica Yoann Godin, diretor de desenvolvimento internacional
da Liga de Futebol Profissional da França.
Direitos de transmissão
Como já era esperado, os benefícios de um jogador da
qualidade de Neymar Jr vão além do clube em que ele joga. Outros times da Liga
também ganharam com marketing, visibilidade e puderam ampliar seu faturamento.
“O maior impacto na receita foi experimentado por meio de
nosso acordo de transmissão nacional e do crescimento da audiência nacional e
internacional. Todos os clubes também experimentaram estádios lotados quando
jogaram contra o PSG de Neymar. Também acreditamos que a chegada de Neymar foi
benéfica para a imagem da Ligue 1 em geral e nos ajudou aumentar as receitas de
forma mais indireta”, acrescenta o diretor.
Na temporada passada (2020/21) a Ligue 1 foi transmitida por 55 emissoras em 219 territórios. Godin afirma que novos acordos de transmissão estão sendo finalizados e esse número deve aumentar para atual temporada (2021/22). “O maior público fora da França vem da China e da África Subsaariana. 180 milhões de espectadores únicos assistiram à Ligue 1 na China na última temporada”, exemplifica.
Novos mercados
Nos últimos anos empresas de consultoria também destacaram o
crescimento comercial do PSG atrelado à contratação de Neymar Jr. O interesse
dos fãs pelo atleta fora da França vai de encontro ao impacto notado pela
direção da Liga Francesa. “Quando ele ingressou no PSG, nosso público
internacional cresceu dramaticamente em alguns territórios como a China”.
Godin completa: “Neymar Jr sendo um dos maiores talentos
brasileiros da história do país, seu impacto foi obviamente diferente.
Principalmente porque ele é um ícone global e sua popularidade vai muito além
do Brasil. Até porque Neymar Jr adotou os padrões de comunicação atuais,
principalmente nas redes sociais, o que obviamente não era possível para
grandes estrelas como Ronaldinho ou Raí”.
Para os próximos anos, Godin acredita que mesmo com a Premier
League (Inglaterra) e a La Liga (Espanha) ainda em destaque, a Ligue 1 está
cada vez mais forte no cenário do futebol mundial, reunindo jogadores
talentosos em um país duas vezes campeão do mundo e a histórica marca “France”.
Publicado às 11h51
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial