A prevalência de tentativas de fraude digital com
empresas e consumidores continua aumentando, mas desta vez os fraudadores estão
ampliando seu foco. De acordo com a última análise trimestral (http://transu.co/6001JE51V)
da TransUnion (NYSE: TRU), os segmentos de viagens & lazer, jogos
e comunidade virtual foram os novos alvos.
No panorama
mundial de todos os setores, as tentativas de suspeitas de fraude[1] digital subiram
16,5%, quando comparados o 2º trimestre de 2021 (abril a junho) ao 2º
trimestre de 2020. As indústrias de games e viagens & lazer foram
as mais impactadas globalmente subindo 393% e 155,9%,
respectivamente.
No Brasil,
enquanto a taxa de tentativas suspeitas de fraude digital em todos os setores
caiu para 60,7% no mesmo período, o mercado de viagens & lazer
registrou aumento de 255,1%; comunidades (sites de namoro e
aplicativos, fóruns, entre outros), de 169,5%, e games, de
134,8%.
A TransUnion
monitora tentativas de fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas,
como serviços financeiros, games, saúde, seguros, varejo e telecomunicações,
entre outros. As conclusões são baseadas na análise de bilhões de transações e
mais de 40.000 sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções
de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – o
TransUnion TruValidate™ ( http://transu.co/6005JE5HL ).
"É comum
que os fraudadores mudem seu foco de um período para o outro, tendendo a
procurar indústrias que vivem em franca expansão de crescimento nas transações.
No último trimestre, dois movimentos refletiram no aumento do número de
suspeitas de fraudes na internet. O primeiro foi a retomada do turismo com o
avanço da flexibilização do isolamento, atraindo a curiosidade dos fraudadores
para o site de viagens. Já o segundo foi atrelado à ascensão do mercado de
games durante a pandemia”, diz Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções
globais de fraude da TransUnion.
Um exemplo da
mudança repentina no foco dos fraudadores pode ser visto nos serviços
financeiros. Nos quatro primeiros meses de 2021 e nos quatro últimos de
2020, as taxas globais de tentativas de fraude on-line neste segmento
aumentaram 149%. O mesmo cenário ocorreu no Brasil, que, no primeiro
trimestre deste ano, registrou um aumento de 612% na taxa de
tentativas de fraude digital em serviços financeiros. Mas, quando comparadas ao
2º trimestre de 2021 e 2º trimestre de 2020, a taxa de tentativas suspeitas de
fraude de serviços financeiros on-line vindas do Brasil diminuiu 20,2%.
Aumento e
diminuição da taxa de tentativa de fraude digital suspeita da indústria global
ano após ano no 2º trimestre de 2021*
Setor |
%
Aumento Global |
Principais
Tipos de Fraude Global |
Games |
393,0% |
Jogos estilo
"Gold Farming" |
Viagens &
Lazer |
155,9% |
Fraude em
cartão de crédito |
Setor |
% Redução
Global |
Principais
Tipos de Fraude Global |
Logistica |
-49,2% |
Fraude de
envio |
Telecomunicação |
-30,8% |
Roubo de
identidade |
Aumentos e diminuições na taxa de tentativas de fraude digital suspeitas
da indústria ano após ano no 2º trimestre de 2021 provenientes do Brasil
Setor |
%
Aumento Brasil |
Principais
Tipos de Fraude no Brasil |
Viagens &
Lazer |
255,1% |
Cartão de
crédito roubado ou cobranças fraudulentas |
Comunidades
(sites e apps de namoro, fóruns, etc.) |
169,5% |
Phishing |
Setor |
% Redução
Brasil |
Principais
Tipos de Fraude no Brasil |
Telecomunicação |
-94,8% |
Esquema de
verificação de estímulo |
Varejo |
-76,3% |
Golpe
relacionado à caridade |
Mais de um terço
dos consumidores ainda são alvos de fraude digital relacionada à
COVID-19
À medida que as
tentativas de fraude online contra empresas aumentam, um em cada três
consumidores disse que foi alvo de um esquema de fraude digital no segundo
trimestre de 2021. O estudo Consumer Pulse, da TransUnion, constatou que
36% dos entrevistados globais relataram que já foram alvos de fraudadores em
esquemas digitais relacionados à pandemia. No Brasil, esse número é de 18%.
Globalmente, o
phishing é o principal tipo de fraude digital relacionada à COVID-19, que
impacta os consumidores globais no 2º trimestre de 2021, representando 33%.
Cartão de crédito roubado ou taxas fraudulentas foi o segundo tipo de fraude
online mais citado pelos consumidores globais (24%). No Brasil, o tipo mais
comum de tentativa de fraude digital, conforme relatado pelos consumidores, foi
cartão de crédito roubado ou cobrança fraudulenta (45%), seguido por phishing e
golpes de terceiros, ambos com 16%.
"Uma em
cada três pessoas no mundo foi alvo, ou vítima, de fraude digital durante a
pandemia, colocando ainda mais pressão sobre as empresas para garantir
segurança aos clientes nas transações comerciais. Ao passo que os fraudadores
continuam a chegar aos consumidores, o desafio das organizações é levar
confiança por meio de uma experiência fluída e livre de atritos", explica
Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil.
Mais informações
sobre o relatório trimestral de fraude da TransUnion podem ser encontradas
aqui: http://transu.co/6001JyOXh
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que traz a
confiança para que companhias e consumidores alcancem grandes realizações na
economia moderna.
Fazemos isso
fornecendo um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas
de forma confiável, segura e simétrica no mercado, possibilitando maior
inclusão financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem
realizar transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados.
Chamamos isso de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há 50 anos no mercado, com presença em mais de 30 países e em
cinco continentes. Opera no Brasil desde 2012, com o propósito de Ajudar a
Melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas. A companhia cria oportunidades
econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em
segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo,
FinTechs, Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas.
Para saber mais,
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[1] A porcentagem ou taxa de tentativas de transações digitais fraudulentas suspeitas ou arriscadas baseia-se nas que os clientes da TransUnion que recebem serviços TruValidate negaram ou revisaram devido a indicadores fraudulentos em comparação com todas as transações avaliadas por fraude.
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