Cotidiano

Socorro transforma 46 toneladas de resíduos orgânicos em adubo

post-img

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem realizando o projeto-piloto de compostagem de resíduos orgânicos “Vira Adubo”, obtendo grandes resultados.

Aproximadamente metade dos resíduos urbanos é constituída por resíduos orgânicos. O mau gerenciamento desses resíduos gera poluição da água e solo, além de gastos ao município. Reaproveitar os resíduos orgânicos geram benefícios econômicos, sociais e ambientais.

O material orgânico é coletado em seis escolas públicas municipais, além do Centro Administrativo, Jardim Golo e Grinbergs Village Hotel, logo após seguem para o Complexo Ambiental Municipal onde junto com os restos de poda da arborização urbana e jardinagem, passam pelo processo de compostagem até se tornarem o composto orgânico. Tal processo leva de quatro a seis meses para ser utilizado na adubação orgânica de hortas, pomares e jardins.

No ano de 2021, 46 toneladas de restos de alimentos foram reaproveitados para a produção de composto orgânico. Além dos ganhos para o meio ambiente, o programa Vira Adubo ajuda a prolongar a vida do Aterro Sanitário Municipal.

‘’O projeto é de extrema importância para nosso município, pois além de colaborar na economia com aquisição de adubos pelos agricultores ajuda na economia circular, o que antes era resíduo jogado no lixo, passa a ser recurso na mão de agricultores’’ – comenta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Publicado às 8h33

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial   

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br   


Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.