A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou no ano passada um projeto que vai retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo das estradas, até chegar à sua mesa. O projeto tem como objetivo valorizar a culinária regional, tornando um grande instrumento de fomento e desenvolvimento econômico para empresas que estão localizadas em Circuitos Turísticos do Estado de São Paulo.
No primeiro momento as cidades dos circuitos turísticos receberam a boa notícia da vinda do projeto, após indicações das empresas da cidade que se enquadrassem nos critérios de seleção as características regionais, singularidade dos produtos ofertados, relação com a cultura e história local, autenticidade, estrutura e capacidade de atendimento ao público e potencial de atração de turistas.
A Secretaria de Turismo inscreveu quatro empresas que se enquadravam nas especificidades, mas apenas duas foram selecionadas.
“Estamos muito felizes com o projeto, pois sabemos do potencial gastronômico da cidade e da riqueza de produtos da nossa terra, além do mais o objetivo do projeto está totalmente alinhado com a certificação “Cittaslow” que a cidade acaba de receber” – relata a secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro.
Foram selecionadas 30 propriedades no estado de São Paulo, as quais receberam uma visita da equipe técnica da ‘’Revista Prazeres da Mesa’’, para levantamento de fotos e vídeo que será publicada na revista e no site da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Após essa visita, será feito uma nova seleção, sendo que os quinze mais bem avaliados ganharam um vídeo documentário sobre a sua história e processo de produção, além de um vídeo promocional da rota gastronômica.
As propriedades selecionadas no município de Socorro foram o Rancho Pompéia com o farto e delicioso café caipira e o Armazém da Terra com a moqueca de tilápia.
A propriedade rural Rancho Pompéia já está no mercado há mais de 20 de anos, trazendo toda tradição e cultura do passado para os dias atuais. As frentes do negócio estão o casal Marcia e Flavio Meneguelli. A propriedade produz doces, geleias, biscoitos, pães caseiros tradicionais e veganos, e uma de suas especialidades, o queijo do rancho. No café rural é servido bolinho de chuva, ovos caipira mexidos, antepastos, sucos de frutas produzidas na propriedade, bolos e muito mais.
Já o restaurante e empório Armazém da Terra, ainda é novidade na cidade, está aberto a sete meses. A proposta do local é valorizar os produtos da terra oferecendo aos munícipes e turistas experiências gastronômicas inesquecíveis. A proprietária Rejane Prado que é nascida em Minas Gerais, mas está em SP há mais de 25 anos, trouxe para a cidade um pouco da cultura mineira, unindo produtos de São Paulo para dar charme e sabores únicos aos pratos.
A moqueca de tilápia foi criada para os amantes dessa iguaria brasileira, mas com um toque bem especial e local.
Publicado às 8h18
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial
Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br