Você sabia que os profissionais são contratados pelo
currículo e demitidos pelos comportamentos?
As “soft skills” são habilidades comportamentais
diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas. Essas
capacidades são, normalmente, adquiridas por meio das experiências vivenciadas
ao longo do tempo, e não em livros e cursos, como é o caso das “hard skills”. A
falta de soft skills provoca problemas comportamentais que afetam os resultados
dos negócios e, principalmente, a relação entre as pessoas, causando muitas
vezes desgastes e consequentemente desmotivação.
Um recente levantamento da Robert Half, destaca que na
opinião de 56% dos executivos brasileiros, as habilidades comportamentais serão
cada vez mais demandadas no mundo pós-pandemia. As cinco soft skills mais
apontadas por eles são: pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação
e adaptabilidade.
O que são soft skills?
Soft skills ou habilidades comportamentais são comumente definidas como
habilidades não técnicas, que permitem que alguém interaja de forma eficaz e
harmoniosa com outras pessoas. Elas são vitais para as organizações e podem
impactar a cultura, mentalidade, liderança, atitudes e comportamentos. Essas
habilidades se enquadram nas seguintes categorias:
Habilidades avançadas de comunicação e negociação;
Habilidades interpessoais e empatia;
Habilidades de liderança e gestão;
Empreendedorismo e tomada de iniciativa;
Adaptabilidade e habilidades de aprendizagem contínua;
Habilidades de ensino e treinamento.
Segundo Lucedile Antunes, coach e consultora em gestão
organizacional, “quando temos essas habilidades comportamentais bem desenvolvidas,
conseguimos por exemplo: vender muito melhor as nossas ideias, nos comunicar
com clareza, gerenciar nossas emoções quando praticamos a empatia, sermos
resilientes quando temos a capacidade de lidar com problemas, superar
obstáculos, adaptarmos as mudanças e resistirmos à pressão, trabalhar em
equipe, termos iniciativa e motivação, entre diversas outras características”.
Lucedile, que também é coordenadora editorial do livro “Soft
Skills - Competências Essenciais para os Novos tempos”, lançado recentemente
pela Literare Books International, afirma que isso leva times e líderes a
entregarem melhores resultados, “pois o engajamento, que é algo tão buscado
pelas empresas, se torna natural”.
Mercado em transformação
Com a tecnologia transformando a forma como os negócios funcionam, as empresas
em todo o mundo têm testemunhado uma crise de talentos e uma crescente lacuna
de habilidades. Ao selecionar candidatos para funções de alta demanda, o foco
tem sido principalmente nas habilidades técnicas e essenciais, como análise de
dados, inteligência artificial, entre outras, embora pouca importância tenha
sido dada às habilidades pessoais.
Frequentemente esquecido pela maioria das pessoas na
força de trabalho de tecnologia, o valor das habilidades sociais e
comportamentais aumentou consideravelmente. Um número crescente de empresas
está procurando candidatos com habilidades sociais juntamente com conhecimento
técnico. Em um relatório da Accenture intitulado "Alimentando a Revolução
de Competências da Índia", a maioria dos graduados técnicos não possui as
habilidades sociais necessárias.
No entanto, é uma mistura de soft skills (comportamentos)
e hard skills (currículo) que formam uma combinação extraordinária, criando um
profissional talentoso e altamente qualificado. Habilidades como resiliência,
adaptabilidade e liderança, por exemplo. Então, por que as habilidades sociais
são importantes? Qual valor elas agregam? Por que as habilidades sociais e
comportamentais se tornaram as novas habilidades de poder que os empregadores
procuram?
As habilidades comportamentais são uma combinação de
habilidades sociais, de comunicação e analíticas, que permitem que um indivíduo
interaja de forma eficaz com outras pessoas, tanto dentro quanto fora do local
de trabalho. Habilidades como pensamento analítico e criativo, ideias
out-of-the-box, design e mentalidade centrada no consumidor, visão de negócios
e agilidade são algumas das habilidades que são altamente cruciais em um
ambiente profissional. A propósito, essas habilidades também devem ser as
habilidades mais solicitadas até o ano de 2022, de acordo com o relatório do
Fórum Econômico Mundial de 2018 sobre o Futuro dos Empregos.
Além das habilidades comportamentais mencionadas,
"os profissionais devem se concentrar em adicionar habilidades como
comunicação escrita e oral, apresentação, gestão de pessoas e resolução de
problemas ao seu currículo para um progresso mais rápido na carreira",
afirma a especialista Lucedile Antunes.
Dados mostram tendência das soft skills
No ano passado, a Google anunciou as descobertas de um estudo interno que
analisou as equipes para determinar os grupos mais inovadores e produtivos
dentro da empresa. Eles descobriram que suas melhores equipes não eram aquelas
cheias de cientistas de ponta. Em vez disso, suas equipes de melhor desempenho
eram grupos interdisciplinares que se beneficiaram muito de funcionários que
trouxeram fortes habilidades pessoais para o processo colaborativo. Outras
pesquisas revelaram que importantes indicadores de sucesso na Google são
habilidades como boa comunicação, percepções sobre os outros e liderança
empática. Mas não são apenas as principais empresas de tecnologia que estão
encontrando valor nesses tipos de habilidades.
Ainda, sabe-se que nove em cada 10 profissionais, cerca
de 90% das pessoas, são contratadas pelo currículo (Hard Skills) e demitidas
pelos comportamentos (Soft Skills). A informação é do levantamento de 2018 da
Page Personnel, consultoria global de recrutamento. Os dados destacam que não
basta profissionais qualificados tecnicamente, com ótimos cursos e atividades
complementares para serem selecionados para uma vaga. Relacionamento interpessoal,
comunicação, liderança, negociação, empatia etc., são algumas das Soft Skills
mais buscadas pelas empresas nos candidatos e que vão muito além dos bancos de
faculdade.
Como desenvolver soft skills?
A especialista em soft skills, Lucedile Antunes dá três dicas para desenvolver
suas soft skills:
Tome consciência das possibilidades atuais e futuras – “É
necessário um movimento de consciência, de entendimento das possibilidades
futuras e das enormes oportunidades que a vida nos proporciona para a evolução.
Ponderar os prós e contras de continuar como está pode ser o início do seu
processo de desenvolvimento das soft skills”, explica.
Saia da zona de conforto - Se você quer buscar a sua
melhor versão, o seu primeiro grande passo é estar aberto para sair da zona de
conforto, em busca do desenvolvimento de novos comportamentos. Sem este desejo
de mudança, nada será possível.
Busque autoconhecimento - Se autoconhecer significa
reconhecer suas fortalezas e fraquezas, significa conhecer a si mesmo, e
mergulhar nessa jornada é uma das maiores oportunidades que a vida pode lhe
oferecer.
Perspectivas futuras
Com o mundo à beira da quarta revolução industrial e com vistas para uma nova
realidade pós-pandemia, as competências pessoais estão sendo muito procuradas. Não
é nenhuma surpresa que habilidades como criatividade, gestão de pessoas,
pensamento crítico e inteligência emocional respondam por metade das dez
principais habilidades. "Resumindo, as habilidades pessoais oferecem às
pessoas a capacidade de navegar em um ambiente de negócios em constante
mudança", finaliza Lucedile.
Publicado às 11h18
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