Prédio da Guarda Mirim recebe o nome de “Professor Vito Sapuppo”

O prefeito Elmir Chedid sancionou na última segunda-feira, 15, a Lei nº 4.548, que denomina “Professor Vito Sapuppo” o prédio na Vila Dirce, com acessos através da Avenida Juca Preto e da Rua Jorge Félix da Silva, onde funciona o projeto Guarda Mirim, de autoria do vereador Wagner Del Buono (Waguinho).

Vito Sapuppo foi presidente da entidade Amparo Social de Promoção Humana (Guarda Mirim) de janeiro de 2005 até o fim da vida, em 8 de outubro do ano passado, atendendo uma grande quantidade de crianças e adolescentes que no contra turno escolar tinham aulas e várias atividades culturais, como passeios até Santos, São Paulo e outros municípios, além de receberem alimentação e preparação para o trabalho.

Com sua visão empreendedora inúmeros jovens aproveitaram as oportunidades e se destacaram nos estudos e no mercado de trabalho.

MINI BIOGRAFIA DO PROF. VITO SAPUPPO

Vito Sapuppo nasceu em Regalbuto, província de Enna, Sicília, Itália em 09 de maio de 1946. Filho de Sapuppo Giuseppe, barbeiro e combatente na II Guerra Mundial e de Vincenza Rinaldi Sapuppo, do lar. Aos 4 anos de idade veio para o Brasil com os pais, chegando no porto de Santos em 18 de maio de 1950. Aqui viveu na região do Grande ABC em SP. Morou em São Caetano do Sul, Santo André e a partir de 1974 em São Bernardo do Campo onde fixou moradia no bairro de Santa Terezinha por vinte e nove anos.  Residiu também no interior de São Paulo em Serra Negra por dezoito anos, até seu falecimento em 08 de outubro de 2021. Em maio de 1968 casou-se com Ana Maria, uma união de cinquenta e três anos. Juntos, criaram os filhos Marcelo Augusto, Adriana Karin, Ana Paula e Daniela Cristina. Tiveram um neto, Gianluca.

Após experiência profissional como industriário do setor administrativo, prestou vestibular para História e passou no final dos anos 60 a trabalhar na área da Educação. Nos anos 70 realizou mais duas formações universitárias: em Estudos Sociais e Pedagogia.

Nas décadas seguintes ampliou seus conhecimentos com vários cursos de aperfeiçoamento e especialização. Trabalhou nas funções de Professor, Vice-Diretor e Diretor Escolar além de Coordenador Pedagógico em escolas estaduais e da rede privada. Teve atuação de destaque na Escola Estadual Prof.ª. Therezinha Sartori (antigo Viscondão) de Mauá de 1970 até 1995 exercendo vários cargos e funções.

Por seu grande trabalho foi homenageado pela Câmara Municipal de Mauá “pelos relevantes serviços prestados à causa da Educação no município de Mauá”, a partir do Decreto Legislativo nº 08 de 05/08/1976. Ainda pela escola Prof.ª Therezinha Sartori, foi homenageado com o título de Honra ao Mérito pela direção e membros do Conselho Escolar em dezembro de 1978, homenageado pela Banda Marcial da mesma escola em 10/04/1980 “por proteger a arte, defendendo e mantendo os jovens em atividades culturais”.

Também recebeu ao longo dos anos inúmeras homenagens de formandos do Ensino Médio e, das alunas do Curso do Magistério em 1994 “pela Sabedoria e Dedicação para com o Curso do Magistério”. Após se aposentar do serviço público trabalhou em instituições privadas no município que tinha muito carinho: São Bernardo do Campo, local onde fincou raízes e criou os quatro filhos.

No início de 2003 partiu para uma nova etapa em sua vida indo residir na pacata e bela Serra Negra, local que gostava muito e costumava visitar em períodos de férias. Em março do mesmo ano foi diagnosticado com um câncer de intestino. Homem resiliente e de muita fé, fez uma promessa que se obtivesse a cura realizaria um trabalho voluntário. Curado, começou a trabalhar como professor na entidade Amparo Social de Promoção Humana.

Depois de quase dois anos, assumiu a Instituição como Presidente em 01/01/2005, cargo que exerceu com muito carinho e dedicação até o fim da vida. Com sua experiência constatou a necessidade de se criar uma entidade voltada aos adolescentes e jovens de Serra Negra. Transformou então com seu conhecimento e empenho o antigo Amparo Social na Guarda Municipal do município atendendo uma grande quantidade de crianças e adolescentes que no contra turno escolar tinham aulas e várias atividades culturais, como passeios até Santos, São Paulo e outros municípios, além de receberem alimentação e preparação para o trabalho.

Com sua visão empreendedora inúmeros jovens aproveitaram as oportunidades e se destacaram nos estudos e no mercado de trabalho, constituindo nos dias de hoje suas famílias e colocando em prática ensinamentos que foram ofertados pelo Prof. Vito.

Além da Presidência da Guarda Mirim o Professor como era carinhosamente chamado por todos que o conheciam acumulou as funções de:  Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, membro do Conselho da Saúde do Munícipio e membro do Rotary Club de Serra Negra.

Mais uma vez, seu trabalho foi reconhecido recebendo homenagens do Rotary Club de Serra Negra e pelo Rotary Internacional pelos serviços prestados à comunidade serrana e recebeu da Câmara Municipal em 18 de novembro de 2010 o título Honorífico de Cidadão Serrano.

Foram mais de cinquenta anos de dedicação à causa da Educação, da Cidadania e da Democracia, transmitindo valores e ensinando princípios que devem nortear uma convivência pautada na solidariedade e no respeito ao próximo. O professor Vito Sapuppo nos deixa um legado a ser seguido pela sociedade.

Publicado às 11h43

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br