Com o objetivo de acompanhar as novas tendências de
mercado e priorizar o bem-estar de sua equipe, a agência de publicidade
campineira Rezzolute implementou a jornada de 4 dias para todos os seus
colaboradores.
Inspirados pelo modelo que se iniciou em países europeus
como Inglaterra, Bélgica e Espanha, os diretores Flávio Beltrame e Mariah
Skittberg aplicaram a redução da jornada semanal sem redução salarial e
mantendo os benefícios dos colaboradores, como o vale refeição.
“Flexibilizar a carga horária de 40 para 32 horas
semanais exigiu planejamento, orientações contábeis e jurídicas, mas o mais
incrível foi ver os membros da equipe se organizando, super preocupados com as
entregas. Isso mostrou para nós o nível de comprometimento da equipe”, explica
Mariah.
Dados que corroboraram à decisão não faltam: de acordo
com uma pesquisa feita pelo Indeed, 61% dos trabalhadores brasileiros
consideram mudar de emprego em caso de problemas de saúde mental e 74%
acreditam que seriam mais produtivos em uma semana de quatro dias.
85% deles acreditam que a redução da carga horária
melhoraria sua saúde mental e 86% o equilíbrio entre a vida profissional e a
pessoal.
Como tudo começou
O tubo de ensaio dessa experiência foi a pandemia, quando
a Agência Rezz, como foi carinhosamente apelidada, precisou migrar o trabalho
integralmente para o formato home office. Com a transformação digital,
toda a sociedade se reinventou de diversas maneiras. E o trabalho remoto foi
uma das reinvenções mais impactantes que modificou por completo a rotina de
muitos trabalhadores.
“Deu tão certo que deixou de fazer sentido sairmos de
casa para trabalhar. Não temos nem escritório físico mais, o que nos gerou uma
redução considerável de custos. Sem contar a qualidade de vida e o tempo livre
que ganhamos. E o melhor, a produtividade do pessoal aumentou!”, revela Flávio.
Depois da experiência do trabalho remoto, os diretores
decidiram que era hora de dar mais um passo: diminuir um dia de trabalho.
Estudos indicam que além de aumentar a produtividade, trabalhar menos melhora a
saúde física e mental e também evita síndromes causadas por estresse e
esgotamento, como Pânico e Burnout.
Mas como funciona?
Por conta do bom planejamento, os clientes não foram
impactados. Quando ficaram sabendo, o feedback foi que nem tinham percebido a
mudança.
“Fizemos uma escala de rodízio para as folgas: uma turma
fica sem trabalhar na sexta-feira e outra turma na segunda. Cada um tem um parzinho
que assume as entregas para o colega poder descansar tranquilo e vice-versa”,
explica Mariah, que além de ser diretora também cuida do atendimento aos
clientes.
Ela continua. “Também criamos um senso de alerta e
prevenção: estamos sempre focados em adiantar as entregas para não ter
correria”.
Uma agência de resoluções
A Agência Rezz aproveitou o ensejo para lançar também o
seu novo nome no mercado da publicidade.
Antiga Spaço, a empresa já coleciona mais de 35 anos de
experiência no marketing de varejo, tendo atendido marcas relevantes como
Supermercados Covabra, Grupo Tempo, Broto Legal, Café Canecão e a rede de
franquias Casa do Construtor.
“O nome nasceu da nossa capacidade de dedicar energia
onde precisa: resolver os problemas e as dores dos clientes sem conversa
fiada”, explica Mariah.
De acordo com a equipe, o conceito resolução vem de
resolver, solucionar, encontrar a resposta, definir o resultado. O insight
surgiu dos inúmeros aconselhamentos e consultorias que a agência já presta aos
seus clientes.
Agora o próximo passo, de acordo com Flávio, é crescer. Ele finaliza com um trocadilho: “o foco principal é fechar cada vez mais contratos e abrir Spaço para a Rezzolute” que no novo modelo, expande para além da Região Metropolitana de Campinas.
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial