Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Turismo
Turismo cultural é um dos pontos fortes do Circuito das Águas Paulista
- por Redação do Circuito
- 26 de Julho de 2023
O Circuito das Águas Paulista é marcado por tradições. As cidades, ocupadas a partir do século XIX, contam suas histórias a partir das águas, do café e da imigração. Essas riquezas manifestam-se também pela cultura caipira, presente em toda a região.
A cultura popular (no caso, a cultura caipira) tem significado pelo amparo cultural e emocional que oferece à população. Sua manutenção, por outro lado, depende dessa população, que precisa preservar as práticas e contar sua história para as novas gerações.
Cada dia mais, essa prática se conecta ao turismo. O Sebrae aponta que o turismo cultural é um mercado que valoriza as tradições dos locais, como museus, patrimônio histórico, arte e gastronomia, procurando desenvolver e dinamizar a economia da região.
Ademais, o perfil do turista cultural é bem diverso. Em geral, têm nível de formação mais altos e podem ser de qualquer idade. Têm interesse pelos aspectos locais, se preocupam com o meio ambiente e buscam experiências reais.
O consórcio Circuito das Águas Paulista, por meio da Câmara de Cultura, tem a missão de manter e promover ações de fomento à cultura caipira. Por isso, Águas de Lindóia sediou, nessa semana, uma reunião entre gestores de cultura que, entre outros temas, estabeleceu a realização do 1º Festival das Orquestras de Violeiros do Circuito das Águas, com etapas nas nove cidades da região e início no próximo dia 30 de julho, em Jaguariúna.
O diretor administrativo, Antônio Henrique Corsi, explica que o turismo cultural é diverso. “Trabalhamos para despertar nos turistas o desejo por conhecer nossa história, arte e costumes. Nossa cultura é riquíssima e estamos consolidando-a também como atrativo turístico”, comenta.
O Cicap - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e busca o desenvolvimento econômico e turístico regional. O Cicap tem como sede a cidade de Lindóia e é presidido pelo prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha.
Publicado às 8h01
Matérias Relacionadas
Design
Jaguariúna resgata tradição do Carnaval com desfiles de blocos no Centro Cultural
17 de Janeiro de 2025
Design