A cidade de Socorro se recupera dos prejuízos causados pelas fortes chuvas da noite do último sábado (20/01). Por cerca de duas horas, o volume de chuva foi de aproximados 130 milímetros, equivalentes ao que estava previsto para 15 dias, segundo a estimativa da Defesa Civil.
As chuvas atingiram duas cabeceiras de afluentes do Rio do Peixe, que atravessa a cidade, ocasionando vários pontos de alagamento. No domingo (21/01), a Prefeitura decretou situação de emergência nas áreas atingidas. De acordo com informações da Defesa Civil, 15 bairros foram afetados, atingindo cerca de 200 famílias. Estabelecimentos comerciais do centro da cidade reportaram prejuízos, que ainda não foram contabilizados.
Ainda no domingo, diversos municípios da região enviaram reforço para a limpeza das áreas afetadas. As equipes da Secretaria de Serviços da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários trabalharam ao longo da semana na recuperação e desobstrução das vias afetadas.
Diante deste cenário, a Agência de Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista – ADECAP, em parceria com o COMTUR e a ACE SOCORRO, se uniu para criar pontos de arrecadação de doações nos municípios da região: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.
“Articulamos os Líderes da Agência de Desenvolvimento das 9 cidades do Circuito das Águas Paulista, definimos os pontos de coleta de donativos incluindo todas as cidades da região e começamos a divulgar e coletar doações para ajudar as famílias que foram afetadas. É desta forma que queremos colaborar, com articulação, organização e ação imediata”, disse a presidente da agência, Laura Santi, destacando a visão regional da associação e objetivos de integração e apoio aos 9 municípios.
Laura enfatizou também a importância de Socorro no cenário econômico e turístico do Circuito das Águas. “Estamos em meio à alta temporada do turismo e, na sequência temos o Carnaval, uma data extremamente importante para os 9 municípios da nossa região e que move a nossa economia. A união dos municípios, além da solidariedade para com aqueles que foram afetados diretamente, também se estende aos empresários do Turismo da cidade”, reforçou.
“As pousadas, hotéis, bares e restaurantes dos principais pontos turísticos de Socorro felizmente não foram afetados com as enchentes e seguem de portas abertas para receber os visitantes da melhor forma, como sempre receberam. Sem turismo, a economia não gira e sem economia, não há forças para se restabelecer”, completa Laura.
Postos de Coleta
Confira os pontos de arrecadação nas nove cidades do Circuito das Águas Paulista. No momento, pede-se para que priorizem as doações dos seguintes itens: produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, cestas básicas, alimentos não perecíveis, água, roupas de cama, toalhas de banho, móveis e colchões.
Doações por PIX podem ser feitas para a chave CNPJ da ACE Socorro: 51.314.771.0001-94
HOLAMBRA (2 pontos)
Seguradora Fernandes e Associados - Rua das Camélias, 112 – Centro
SICREDI - Avenida Mário Bonano, 266 – Centro
JAGUARIÚNA (2 pontos)
EIPCRED - Coronel Amâncio Bueno 236 – Centro
Associação Comercial – ACI - Rua Sílvia Bueno,484, centro
PEDREIRA – Farmácia – FARTRIUNFO – 02 lojas
Rua XV de novembro 875 centro.
Av. papa João XXIII 365, portuga galeria
AMPARO – (2 pontos)
Seguradora Fernandes e Associados - Av. Francisco Prestes Maia, 579
Fazenda Benedetti - Rodovia Amparo/Serra Negra km 138
MONTE ALEGRE DO SUL
Posto Petrobrás próximo ao Portal Azul de Entrada na Cidade - Rod. Profa. Pedrina Maria da Silva Valente, 108 – Bairro dos Francos
SERRA NEGRA
Associação Comercial ACIA – Rua Sete de Setembro, 135 – Centro
LINDÓIA
Base da Guarda Municipal – Av. 31 de março, 1351 – Centro
ÁGUAS DE LINDÓIA
Sala do Sebrae Aqui - Rua Carolina Froes Mendez n° 321 - Centro
SOCORRO
Associação Comercial - ACE Socorro – Av. Coronel Germano, 456 – Centro
Publicado às 8 horas