A pandemia modificou profundamente o comportamento de
compra dos brasileiros. De um dia para o outro, grande parcela da população –
acostumada a comer fora de casa e a fazer compras em shoppings e
lojas de rua – viu-se obrigada a mudar o caminho até seus pratos
prediletos e suas lojas favoritas. O trajeto, antes feito de carro, a pé,
de bicicleta ou de metrô, passou a ser feito na palma da mão, por meio dos mais
variados aplicativos de entregas, tanto de comida como
dos demais itens de consumo.
Do outro lado do balcão, milhões de empreendimentos que
até então não mantinham qualquer presença online foram obrigados a adequarem-se
rapidamente à nova realidade. Diante do isolamento social, a única forma de
alcançar os seus consumidores seria marcando presença no mundo virtual, por
meio de sites ou de aplicativos próprios.
Não à toa, as buscas pela expressão “desenvolvimento de
aplicativos” no Google cresceram 100% em julho na comparação com
abril, segundo mês da pandemia. Conforme a empresa de
tecnologia RankMyApp, a expectativa é de que o mercado mundial de criação
de apps movimente até o ano que vem nada menos do que US$ 6,3 trilhões, o
equivalente a mais de três vezes o PIB brasileiro (estimado em US$ 1,9
trilhão). Atrás da Indonésia, o Brasil é o segundo país onde este mercado mais
cresce na atualidade.
Casa do Construtor passar por revolução digital
Para a Casa do Construtor, maior rede brasileira de
franquias especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte
para a construção civil, a pandemia foi o momento de uma verdadeira virada
tecnológica. Desde março, a empresa implantou várias ferramentas visando
fortalecer o contato virtual com seus clientes, conexão que deve se tornar
ainda mais relevante e facilitar as locações no chamado “novo
normal”.
Uma das inovações implementadas na rede foi o cadastro
inteligente, que verifica as informações dos consumidores junto às
bases de dados do governo, com o objetivo de verificar se o CPF ou
CNPJ informado é valido. Combinada ao uso de biometria facial, a
medida é fundamental no sentido de prevenir fraudes nas
locações.
Para os clientes que não podem ir à loja pessoalmente –
situação de grande parte das pessoas durante a pandemia –, a Casa do Construtor
implantou o Lino, um chatbot com o qual é possível realizar cotações
pelo próprio WhatsApp. Enquanto o consumidor conversa com o chat,
repassando seus dados para a locação, as informações são transferidas para o
servidor da empresa, agilizando a análise e aprovação cadastral. Atualmente, o
Lino já é utilizado por 196 das 270 lojas da rede no país.
Outra ferramenta implantada pela Casa do
Construtor durante a pandemia foi o Locamus, aplicativo do vendedor
que pode ser usado no celular ou tablet. Espécie de braço direito do
vendedor, o app tem como objetivo melhorar a experiencia dos profissionais da
rede e dos clientes, diminuindo a burocracia, aumentando as taxas de conversão
e dando mobilidade para os vendedores. Futuramente,
o Locamus deverá ser utilizado também em totens de
autoatendimento.
Conectado às bases de dados de cada loja, o aplicativo
transfere todos os dados relativos a cotações e locações para o servidor geral
da empresa. No app, é possível encontrar informações sobre os equipamentos,
seus usos e sua disponibilidade – na busca, os equipamentos podem ser filtrados
de várias formas, como categorias de serviços ou produtos com
alta demanda no momento.
Além disso, o Locamus ainda oferece a
possibilidade de escolha da melhor forma de entrega dos equipamentos, permite
acrescentar dados das obras e tem integração com WhatsApp para o envio de
cotações. O app está sendo utilizado, em forma de projeto-piloto, em 23
unidades da rede.
OrthoDontic e ValeCard apostam em novos
aplicativos
A OrthoDontic, maior rede de clínicas de ortodontia
do país, acaba de lançar um aplicativo que reúne funcionalidades voltadas aos
clientes e franqueados da rede. O app não ocupa muito espaço na
memória de celulares e tablets e promete otimizar o tempo de pacientes,
franqueados e funcionários, servindo para o agendamento ou a remarcação de
consultas, a verificação do histórico de consultas e pagamentos, entre outras
funções.
Para o desenvolvimento do aplicativo,
a OrthoDontic realizou um estudo sobre o comportamento dos pacientes.
A ideia é otimizar a jornada do cliente, proporcionando maior
praticidade e facilidade nas atividades cotidianas que envolvem o
tratamento, contando com uma excelente experiência de navegação. A exemplo do
que acontece em apps como o WhatsApp, o novo aplicativo da OrthoDontic não
exige que os usuários façam um novo login a cada novo acesso – os dados
são incluídos apenas na primeira vez que o app é acessado e
permanecem registrados no celular ou tablet.
Além de acessar boletos e agendar consultas, os clientes
podem verificar o histórico de atendimentos, checar as
datas de futuras sessões de
Por meio de um sistema de agendamento inteligente, o
próprio aplicativo sugere aos clientes que precisam remarcar consultas
alternativas de horário alinhadas aos padrões de atendimento
anteriores. Se o paciente costuma realizar consultas nas tardes de quartas e
sextas-feiras, por exemplo, no momento da remarcação o app irá lhe sugerir
opções de horários de acordo com este histórico.
Já a ValeCard, uma das maiores empresas de meios de
pagamento eletrônicos do Brasil, acaba de lançar uma nova versão do aplicativo
Benefício ValeCard. Disponível nas lojas App Store (iOS) e Play Store (Android),
o app conta com as funções de desbloqueio/ativação do cartão, alteração da
senha, consultas (extrato de transações, rede credenciada por ponto de
referência, rede credenciada por categoria) e solicitações (segunda
via do cartão, bloqueio por perda/roubo).
Além disso, por meio do app, o usuário
pode favoritar
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