Abandonar o sedentarismo e engatar uma rotina de exercícios físicos pode ser um desafio. Os hábitos arraigados, combinados com a falta de motivação e o desconhecimento da importância das atividades físicas à saúde, pode fazer com que o sedentarismo persista. Mas, a mudança para um estilo de vida ativo pode promover vitalidade e qualidade de vida ao longo do tempo, já que a prática de atividades físicas fortalece o sistema musculoesquelético, previne doenças e impulsiona o bem-estar geral, contribuindo para uma vida mais saudável e equilibrada.
A professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Una – que integra a Ânima Educação –, Jéssica Garcia Jorge, destaca que os benefícios das atividades físicas podem ser percebidos quase imediatamente, porém, é comum que sedentários sintam desconforto quando saem do estado de repouso, interpretando o exercício como mais intenso do que realmente é. “O segredo é persistir até que a temperatura corporal aumente e facilite todas as outras reações bioquímicas, que suprirão a demanda de energia. Com o tempo, o bem-estar se torna maior e o exercício físico além de benéfico se tornará prazeroso”, salienta.
Compreender a diversidade de condições físicas e idades também é crucial ao iniciar um programa de exercícios. Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que oferece orientações seguras para todas as faixas etárias, a abordagem deve ser progressiva, com exercícios aeróbicos e anaeróbicos adaptados ao nível de aptidão física. “Identificar a intensidade da atividade é crucial. Conversar durante a prática indica leveza, enquanto a dificuldade de falar sugere intensidade moderada e a incapacidade dela aponta para uma atividade vigorosa”, explica Jéssica.
Para minimizar riscos de lesões na transição de estilo de vida sedentário para rotina mais ativa, se aquecer e mobilizar as articulações são dicas importantes. Já para fortalecer áreas específicas do corpo que são comumente afetadas pelo sedentarismo, como a região lombar ou os músculos posturais, Jéssica indica a prática de Core ou Power House, que fortalece os músculos estabilizadores da coluna, como lombar, torácica cervical e tronco. Uma vez fortalecidos, eles melhoram o equilíbrio e alinhamento postural, o que potencializa a execução correta e protetiva de todos os outros movimentos dos membros superiores e inferiores do corpo.
Por fim, no enfrentamento das limitações físicas e resistências psicológicas, a fisioterapeuta incentiva o autoconhecimento corporal. “O desconforto é parte do crescimento e a persistência é chave no processo adaptativo. Pequenas substituições ativas, como preferir escadas a elevadores, são formas de incorporar atividade física na rotina. Cansaço e pequenas dores são sinais positivos e a escolha de exercícios prazerosos, com metas realistas, é crucial para o sucesso na transição do sedentarismo. O importante é começar, persistir e compreender que até o pouco é significativo para um corpo que estava em repouso”, finaliza.
Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.
Publicado às 8h15
Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi
Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.
Acompanhe também as redes sociais no Facebook, Instagram, Threads e Twitter.