Cotidiano

Jaguariúna terá mutirão de cirurgias ginecológicas

post-img

Uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Projeto Kavanah, realizado por alunos de Medicina do Ensino Einstein, vai promover um mutirão para realização de cirurgias eletivas (agendadas) de pequena e média complexidades no Hospital Municipal Walter Ferrari, entre os dias 12 e 15 de setembro. A iniciativa tem como objetivo acelerar o atendimento de pacientes que aguardam por procedimentos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando diretamente a população local.

O município receberá cerca de 40 voluntários do Einstein, incluindo estudantes, professores, médicos e uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem. O esforço conjunto será direcionado principalmente para a realização de cirurgias ginecológicas, beneficiando aproximadamente 40 mulheres que aguardavam esses procedimentos na fila do sistema de vagas CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

As pacientes que passarão pelas cirurgias foram cuidadosamente selecionadas, já possuindo encaminhamento médico e tendo passado por diversas etapas preparatórias, que incluíram teleconsultas com a equipe médica, realização de exames pré-operatórios e consultas presenciais com a equipe cirúrgica e anestesista, garantindo que todas estivessem aptas e bem preparadas para os procedimentos.

Além da preparação das pacientes, o Hospital Municipal Walter Ferrari passou por uma reorganização logística detalhada para garantir o sucesso da expedição. Foram disponibilizados todos os materiais e medicamentos necessários, incluindo gases medicinais e instrumentais esterilizados. O planejamento também envolveu a gestão eficiente dos leitos hospitalares, assegurando a ocupação adequada e a rotatividade necessária durante o projeto.

“A Secretaria de Saúde de Jaguariúna e o Projeto Kavanah estão empenhados em proporcionar o melhor atendimento possível às pacientes, destacando a importância das parcerias entre instituições de ensino e o sistema público de saúde. Esta ação reforça o compromisso da Prefeitura de Jaguariúna em oferecer um serviço de saúde de qualidade, atendendo às necessidades da população e fortalecendo o SUS”, disse a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

O Projeto Kavanah, parte do curso de extensão dos alunos de graduação de Medicina do Einstein, foi criado com o objetivo de apoiar o SUS e contribuir para a redução das filas de espera. Em Jaguariúna, a parceria com a Secretaria de Saúde permitiu a identificação de demandas reprimidas, focando em procedimentos de pequena e média no Hospital Municipal.

Publicado às 11h47 

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, Instagram, e Threads  

Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.