Cotidiano

Maestro da Lira de Serra Negra regeu a Sinfônica da Polícia Militar

post-img

O maestro da Corporação Musical Lira de Serra Negra, Rogério Fagionato Perondini foi homenageado durante a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No sábado, 23, o major músico PM Jássen Feliciano, da sinfônica, convidou o músico serra-negrense para orquestrar a banda em parte da apresentação que ocorreu na Praça João Zelante.

Maestro é trompetista há mais de 30 anos em Serra Negra e uma das referências na cidade

Natural de Serra Negra, membro de uma das famílias imigrantes italianas com forte vínculo na área musical da cidade. Com participação constante na Corporação Musical Lira Serra Negra, desde sua infância, iniciou seu aprendizado musical com o maestro Fioravante Lugli e mais tarde estudou com o maestro Claudio B. Marques. Foi aluno do Conservatório de Amparo/SP, estudou com o naestro Jorge Henry.

Integrou o Conjunto André & Orquestra, por vários anos, com apresentações pelo Brasil. Participou também da Corporação Musical de Amparo. Atua como trompetista há mais de 30 anos, sendo instrumentista em vários conjuntos musicais da região. Foi presidente da Lira na gestão 2005-2007. É professor na Oficina de Inicialização musical sopro/metais (bocal) da Prefeitura Municipal de Serra Negra, promovendo o ensino musical, tanto teórico como prático. Para tanto as aulas são direcionadas aos alunos e alunas a partir de 14 anos.

O processo de aprendizado passa pelas aulas de teoria musical, solfejo, rítmica e harmonia e após a iniciação, os alunos e alunas são apresentados aos instrumentos denominados de sopro, sendo eles: trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e sax horn. Em um segundo momento é iniciada a prática instrumental. A união dos conceitos teóricos e práticos proporciona aos jovens aprendizes um amplo conhecimento da execução musical, criando condições de atuarem como solistas ou em conjuntos.    

Dando sequência a tradição da família Perondini na musicalidade serrana, é o atual maestro da Banda Lira de Serra Negra, assumiu a regência da Lira em setembro de 2021 e a partir de então vem desenvolvendo junto a entidade inovações como a modernização do repertório, porém, procurando também manter a tradição da Lira.

Entre os projetos desenvolvidos integram as homenagens aos compositores serranos, dos quais já ocorreram três edições: Nelson Felix, João G. Corato e Fernando Fioriti. A Lira voltou a realizar concertos nas cidades vizinhas, como Águas de Lindóia, Amparo e Monte Alegre do Sul.

Publicado às 12h30 

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramX e Threads    

Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.