Depois de implementar o autoguia turístico com audiodescrição em diversos atrativos de Serra Negra, em 2025 a Freestory pretende ampliar o alcance do serviço tecnológico de acessibilidade e inclusão para outros municípios do Circuito das Águas.
Na tarde da última terça-feira (18), o sócio-fundador e CEO da startup, Ibraim Gustavo Santos reuniu-se com a turismóloga e chefe de Divisão do Departamento de Turismo de Jaguariúna-SP, Priscila Murias, para apresentar o serviço desenvolvido pela Freestory. Murias destacou a importância da solução: “Um serviço assim é essencial para ampliar o turismo em Jaguariúna para todos os públicos, especialmente para as Pessoas com Deficiências visual”.
Ela acrescentou que a cidade dispõe de diversos atrativos turísticos públicos e privados: “Necessitamos do serviço em pelo menos 14 atrativos, como a estação ferroviária e o museu anexo, a Ponte Pedro Abrucêz (Mogiana), o Parque dos Lagos e a Fazenda da Barra. Além disso, aqui existem muitas empresas que podem se interessar pelo serviço também, inclusive com patrocínios”, afirmou Priscila Murias.
Ibraim Gustavo comentou que o autoguia é funcional para todos os públicos: “Com base em storytelling, nossa solução foi desenvolvida no conceito de desenho universal, que atende não somente às Pessoas com Deficiência, mas a todos os turistas que desejam saber mais sobre a história e as características de um atrativo turístico”. Ele acrescentou que a startup dispõe de uma gama de tecnologias para colocar o serviço à disposição de todas as pessoas: “Utilizamos Inteligência Artificial, áudio 3D (binaural), Internet of Things (Internet das Coisas), Machine Learning e geolocalização via GPS”.
Extensão dos serviços para o
Circuito das Águas
Logo nas primeiras semanas do ano, Ibraim Gustavo participou do primeiro encontro regional do Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista (CICAP), realizado em Lindóia-SP. Na ocasião, Santos apresentou a solução de acessibilidade e inclusão aos secretários e diretores municipais de turismo e cultura dos municípios que compõem o órgão. Vale destacar que ainda no final de 2024, o CEO se reuniu com o secretário municipal de Cultura e Turismo de Amparo, Antônio Carlos Ferreira, quando foram abertas as negociações para a implementação das ativações naquele município, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
A startup é sediada em Serra Negra, e tem operações em diversas cidades do país, como Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rey, em Minas Gerais; Penedo, no Rio de Janeiro; e São Paulo e Bragança Paulista, no estado de São Paulo.
Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi
Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui
Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.