A pandemia da COVID-19 virou os planos de viagem de todo mundo de cabeça para baixo em 2020, e, com a chegada de 2021, o seu impacto trouxe mudanças não apenas nas opções de destinos, mas também nos tipos de viagem que provavelmente faremos no futuro. Uma pesquisa* realizada pela Booking.com, que identificou nove tendências para o futuro das viagens, revelou quais são os cinco tipos de viagens que irão crescer em 2021, para inspirar os viajantes em suas futuras descobertas, dentre os tipos que melhor se encaixam em suas preferências – assim que for seguro viajar novamente.
Viagens solo
A tendência das viagens solo tem chance de ganhar um espaço ainda maior,
pois o desejo de viajar, interrompido pela pandemia, fará com que as pessoas
mergulhem de cabeça nesse estilo de viagem em 2021. Os dados da Booking.com
antes da pandemia confirmavam que apenas um em cada quatro (25%)** viajantes
brasileiros planejava viajar sozinho – empatados em 1º lugar com os viajantes
da Nova Zelândia no ranking global –, enquanto 39%* deles agora afirmam que
planejam fazer uma viagem solo no futuro. A vontade de viajar sozinho aumentou
de forma global e, apesar de, agora, a maior parcela de brasileiros
demonstrarem esse interesse, os viajantes do país estão atualmente posicionados
em 4º lugar no ranking global, atrás da Índia (54%), Coreia do Sul (42%) e
Tailândia (40%). Ainda, 64%* dos brasileiros afirmam que gostariam de viajar
mais no futuro para compensar o tempo perdido em 2020. Esse tipo de mentalidade
encoraja os viajantes a planejarem uma viagem solo memorável e é uma ótima
forma de voltar a explorar o mundo.
Viagens para descanso
A inesperada interrupção nos planos de viagem da maioria
das pessoas comprovou que apenas o fato de poder viajar já é um luxo. Na
verdade, 86%* dos brasileiros dizem que não irão subestimar as viagens no
futuro – de longe, a nacionalidade que mais confirmou esse desejo entre os 28
países pesquisados; em segundo lugar, com 77%, estão os tailandeses. Portanto,
apesar de as pesquisas mostrarem que as pessoas ainda têm a intenção de viajar
de novo, apenas 7%* dos brasileiros realmente planejam uma viagem de luxo (como se hospedar em uma villa ou em um hotel 5
estrelas). A maioria dos viajantes do país (55%)* planeja uma viagem relaxante
para fugir de tudo. Ou seja, o verdadeiro luxo de 2021 será aproveitar um bom
descanso.
Chega de saudade
Em 2020, a maioria dos viajantes teve que passar muito
tempo longe dos amigos e da família. Para muitos, parece que essa distância fez
crescer a saudade, já que, para dois terçoes (66%)* dos viajantes brasileiros,
um dos planos de viagem para o futuro é se reconectar com seus entes queridos.
Na verdade, enquanto estiveram separados durante a pandemia, 46%* deles
revelaram que falar com os amigos e a família sobre viagens se tornou uma das
principais inspirações para viajar novamente. Inclusive, entre os 28 países da
pesquisa, os brasileiros estão entre as quatro nacionalidades que mais
apontaram esse contato com os familiares e amigos mais próximos, atrás dos
viajantes de Israel (53%), Índia e Vietnam (ambos com 49%).
Fuga de fim de semana
Enquanto muitos viajantes ainda estão apreensivos ao
fazer planos futuros de viagem, tudo indica que haverá um aumento na demanda de
viagens rápidas, já que quase três em cada quatro (73%)* brasileiros querem
fazer viagens mais curtas em 2021 do que fizeram em 2019 – ocupando, mais uma
vez, o primeiro lugar no ranking global em meio aos viajantes que demonstraram
esse desejo. Além disso, 30%* dos brasileiros também revelaram que preferem
fazer uma viagem de fim de semana, assim que as restrições forem suspensas, mostrando
o desejo das pessoas de fugir da realidade, mesmo que seja por alguns dias.
Delícias culinárias de viagem
O desejo de explorar o mundo não diminuiu, mas viagens
para o exterior ainda são evitadas por metade dos viajantes brasileiros (50%*).
É por isso que as viagens domésticas se tornaram a mais nova forma de
conhecer o mundo, e as delícias culinárias estão no topo da lista sobre como
fazer isso. Sobre experimentar coisas novas, 38%* dos viajantes brasileiros
disseram que desejam provar e apreciar a culinária local durante uma viagem,
enquanto 45%* querem comer fora com mais frequência com o dinheiro economizado
com as viagens para o exterior.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um
grupo de adultos que viajou a lazer ou a trabalho nos últimos 12 meses, e que
planeja viajar nos próximos 12 meses (se/quando as restrições de viagem forem
suspensas). No total, 20.934 entrevistados em 28 mercados responderam a uma
pesquisa online em julho de 2020.
**Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida com
um grupo de adultos que viajaram nos últimos 12 meses/planejam viajar nos
próximos 12 meses. No total, 22.000 pessoas em 29 mercados responderam a uma
pesquisa on-line entre 9 e 28 de agosto de 2019.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão
do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na
tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta
milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte
convenientes e lugares incríveis para se hospedar - de residências a hotéis e
muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas
estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que
propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus
negócios.
A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece
mais de 29 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,6 milhões deles apenas em
casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa
onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo
com suporte ao cliente 24/7.
Publicado às 22h15
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro