Promoções visam reduzir o volume do estoque e estão
diretamente relacionadas ao desempenho nas vendas de final de ano que, em
dezembro de 2020, ficaram 6,10% abaixo do verificado no mesmo mês de 2019. Para
ajudar a impulsionar o varejo, a Associação Comercial e Industrial de Campinas
(ACIC) fará, em março, uma semana dedicada à apresentação de conteúdos e
soluções para aproximar os pequenos e médios varejistas às estratégias adotadas
pelas gigantes do setor.
As liquidações realizadas pelo comércio varejista, no
início do ano, apresentam, na Região Metropolitana de Campinas, em 2021,
descontos que variam de 40% a 90%. As promoções, com o objetivo de baixar o
nível do estoque das lojas, dependem do desempenho das vendas no final de cada
ano. Em janeiro do ano passado os descontos variaram de 30% a 80%, uma vez que
o saldo do estoque em dezembro de 2019 foi menor. De acordo com o economista da
Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, alguns
segmentos, como o de vestuário e o de calçados, por exemplo, optaram por abrir
mão do lucro e vender o estoque a preço de custo neste início de ano.
De janeiro a dezembro de 2020, em relação ao mesmo
período de 2019, o comércio da Região Metropolitana de Campinas amargou queda
de 6,10% no volume de vendas e de 13,67% no faturamento, o que representa uma
perda de R$ 5 bilhões. “Somente em Campinas, o faturamento em dezembro ficou
5,62% abaixo em comparação ao mesmo mês de 2019. Obviamente que a contratação
de mão de obra temporária também sofreu e ficou 23,41% aquém da verificada no
ano anterior. Para reverter esse cenário e fortalecer o comércio é preciso
prestar total apoio aos empreendedores, em especial aos pequenos e médios, a
fim de preservar as empresas e os empregos”, afirma a presidente da ACIC,
Adriana Flosi.
Fomento para os pequenos e médios
Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e na
adaptação dos negócios de varejo com vistas à retomada da economia, a ACIC
realiza, gratuitamente, entre os dias 2 e 4 de março a Semana do Varejo. A
iniciativa, 100% online, faz parte da “Agenda Retail”, iniciada em novembro de
2020, com o evento “Retail Conference Digital”. “Apresentaremos conteúdos que
aproximarão o pequeno e médio varejista a soluções que trarão resultados para o
seu negócio e compartilharemos estratégias adotadas por grandes players do
setor”, complementa Adriana. Mais informações sobre o evento estão disponíveis
no site www.retailconference.com.br
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro