O prefeito Gustavo Reis se reuniu nesta sexta-feira (12) com o comitê municipal de saúde para discutir a situação de emergência no atendimento nas unidades de saúde do município devido ao agravamento da pandemia de coronavírus. O objetivo também é monitorar a evolução da Covid-19 na cidade e o impacto dos casos da doença nos serviços de saúde. No momento, os leitos de UTI em Jaguariúna continuam com ocupação acima dos 100% (no início da tarde desta sexta era de 125%), com sobrecarga também no pronto-socorro e Unidade de Campanha.
O comitê de saúde é formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Municipal Walter Ferrari, secretários, coordenadores do pronto-socorro, da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), da Unidade de Campanha e UTI Clínica, além da superintendência do hospital e da presidência da Asamas (Associação Santa Maria de Saúde), administradora do Hospital Municipal. O grupo – formado no início da pandemia, em março do ano passado – retoma os encontros regulares para a discussão dos impactos da pandemia.
O prefeito recebeu os dados mais recentes das ações de enfrentamento à Covid e do atendimento na saúde na cidade e determinou dedicação total nas ações de enfgrentação à Covid. “Vivemos um momento crítico, o pior momento desde o início da pandemia, e temos que redobrar os cuidados, a atenção e a disposição para prestar o melhor atendimento à nossa população”, disse Gustavo Reis.
“Jaguariúna é um dos poucos municípios que tem conseguido manter o fornecimento regular de insumos, medicamentos e o próprio atendimento na rede pública de saúde graças ao empenho na gestão, monitoramento e avaliação da situação da pandemia, e essas reuniões têm papel fundamental nisso”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
O grupo deverá voltar a se reunir na próxima semana, quando a cidade e todo o Estado entram na chamada fase emergencial do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, que vai ampliar as restrições de circulação e a necessidade de isolamento social.
Publicado às 12h04
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial