O presidente da Abit, Fernando Pimentel, o sócio fundador
da Piticas, Felipe Rossetti, e a diretora comercial da Epson do Brasil, Evelin
Wanke, destacam como o segmento tem reagido à crise e o potencial da indústria
brasileira de moda. Bate-papo com executivos faz parte do projeto Têxtil Show
2020 não foi um ano fácil para a indústria brasileira – e
no setor de moda não foi diferente. Reinvenção e tecnologia foram as palavras
que mais rondaram o vocabulário de empreendedores do segmento e foram os
fatores que permearam a conversa do apresentador do Talk Show Têxtil Show,
Henri Kanj, com três executivos do segmento: Fernando Pimentel, presidente da
Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Felipe Rossetti, sócio
fundador da Piticas e Evelin Wanke, diretora comercial da Epson do Brasil.
Nos episódios do projeto, que podem ser conferidos no
canal do Youtube, os gestores destacam que, apesar dos desafios, é possível
reestruturar a cadeia de produção. “A indústria da moda, atualmente, gera mais
empregos do que o mercado automotivo, por exemplo. Um dos fatores que nos
fortalece é o fato de termos uma cadeia produtiva integrada, que nos permitiu
reorganizar e até mesmo adequar a produção têxtil para suprir demandas do setor
da saúde, por exemplo”, comentou Pimentel.
Para Evelin, é a otimização de processos que ganha
destaque neste novo momento da indústria da moda. “Existem diferentes técnicas
de impressão, que podem potencializar a produção e melhorar a rotina do
empreendedor, garantindo melhor aproveitamento de insumos. Há uma
democratização da impressão digital, o custo-benefício é muito bom e há
máquinas para todos os tamanhos de negócios”, explicou em parte do episódio
onde respondeu perguntas de empreendedores de moda e estudantes do setor.
Reinvenção no processo
produtivo para garantir continuidade do negócio
“No dia 20 de março de 2020 praticamente todas as nossas
lojas, além da fábrica, tiveram que fechar. Nós temos uma folha de pagamento
mensal de mais de R$ 1 milhão de reais e o nosso faturamento mensal caiu para
1% do que tínhamos anteriormente. Mais de 97% das nossas lojas ficam em
shoppings e tivemos que nos reinventar”, iniciou seu relato Felipe Rossetti,
sócio fundador da Piticas, marca que aposta em licenciados no universo Geek.
A reestruturação da estrutura que produz 25 mil peças por
dia, de acordo com Rossetti, ocorreu para garantir a continuidade do negócio,
que diante da crise passou a produzir aventais hospitalares e máscaras. “Era
uma demanda crescente e necessária e foi o que conseguimos fazer para manter
nossa empresa. Foram cerca de cinco meses produzindo avental, fornecendo para
diversos hospitais. Depois, com a reabertura gradual, fomos retomando a
produção habitual”, comenta.
No último ano a Piticas também lançou uma linha para o
mercado Pet e investiu em lojas conceito, focadas na experiência do consumidor.
“Muitas lojas grandes em shoppings estão vazias e conseguimos preços
interessantes. Essas são lojas de experiência, que reúnem, universo geek e
cenários para fãs de séries. Temos, por exemplo, o sofá original da série
Friends e isso tem atraído muito o público”, finalizou.
Para conferir estes e os demais episódios do projeto Têxtil Show basta acessar o canal do Youtube da iniciativa, que conta com o apoio de marcas como Epson do Brasil e Brand Têxtil: https://www.youtube.com/channel/UCImyTmb9tfi1oy1rAl5G8_Q
Publicado às 11h56
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