Pesquisa realizada pelo Facebook revelou que a taxa de
fechamento de pequenas e médias empresas aumentou no primeiro trimestre de
2021. O Brasil registrou falência de 24% delas, e queda nas vendas de mais da
metade das PMEs. Somente a região de Campinas encerrou quase 24
estabelecimentos por dia em 2021, marcando um crescimento de 20% em comparação
ao mesmo período do ano passado
Brasil, junho de 2021: Para
elaborar o Global State of Small Business Report (Relatório Global Sobre a
Situação das Pequenas Empresas), o Facebook pesquisou mais de 35 mil líderes de
PMEs com páginas na rede social e constatou que as pequenas e médias empresas
estão vendendo menos. Isto é: em mais da metade delas houve queda no início de
2021 em comparação ao ano anterior.
De acordo com pesquisas, nos primeiros 90 dias deste ano, a Região Metropolitana de Campinas registrou o fechamento de 2.145 empresas. Ano passado, entretanto, o mesmo período marcou o encerramento de 1.776, ou seja, houve um aumento de 20%. Somente em Campinas, segundo informações da JUCESP, foram fechadas 975 empresas no primeiro trimestre do ano, o que significa uma média de dez por dia na cidade.
O impacto nas vendas e fluxos de caixa teve reflexo na redução de empregos em 30% das PMEs, que são responsáveis por 60 a 70% das contratações da região. Mais da metade das pequenas e médias empresas campinenses tiveram que se adaptar ao ambiente de negócios na pandemia, o que inclui mudanças nos processos de interação com os clientes e uso de ferramentas digitais.
No novo cenário, os vendedores perderam seus cargos para os meios digitais. Mais da metade (55%) dos funcionários de Campinas relatou usar mídias sociais, publicidade e vendas de produtos ou serviços online para se comunicar e, assim, negociar com os clientes.
Segundo o especialista em alavancagem empresarial, Conrado Adolpho, que reúne 472 mil seguidores nas redes sociais, o caminho da retomada é a implementação do sistema de vendas padronizado. Para apoio aos empresários, a autoridade do setor está realizando lives, aulas gratuitas e treinamentos para ensinar a vender. Os participantes também ganharão um script, que é um passo-a-passo para ser usado durante uma negociação com o cliente.
Para o autor dos livros estudados nas universidades de negócios, uma das orientações para o crescimento das empresas em tempos de pandemia é a implantação do “Funil de Vendas”. Trata-se de um processo, cujo principal objetivo é tornar a receita previsível e escalável por meio de um sistema de padronizado de vendas.
Outra estratégia é usar o Downsell: oferecer um produto mais barato no preço cheio e que atenda a necessidade do cliente. “Para não perder a venda, você oferece uma solução mais barata que atenda, pelo menos em parte, a carência do cliente”, comenta Conrado ao informar que não deve dar desconto, mas sim um incentivo.
“Não há fórmula mágica, o que existe é um conjunto de práticas e estratégias que, se aplicadas na empresa, trarão um efeito transformador nas suas vendas e resultados.”, comenta Conrado ao falar sobre como o Funil de Vendas desenha o caminho percorrido pelo consumidor durante todo o processo de compras. “O percurso para aumentar a receita deve seguir várias etapas como atração, conversão, venda e encantamento que, ao final, trará o cliente satisfeito e reincidente”, finaliza ele.
O estrategista comenta também sobre a importância do uso de um script para vender, a ferramenta mais importante do Funil de Vendas. Ele é o responsável por transformar um contato (Lead) em um contrato (cliente de 1ª compra) e reúne todas as argumentações e sugestões do que deve ser dito para fechar uma venda.
serviço:
Lives: todos
os dias
Horário: às
09h20
Onde: https://www.youtube.com/user/ConradoAdolpho
instagram: @conradoadolpho
Conrado Adolpho
Com 470 mil seguidores, Conrado é empresário há mais de
25 anos, escritor do livro best-seller de marketing ‘Os 8Ps do Marketing
Digital’, mentor de negócios e criador dos métodos 8Ps, 9 Públicos e Sistema MCC.
Nos últimos anos, ele já ajudou mais de 20.000 empresas a
terem resultados mais previsíveis e muito acima das médias de seus mercados.
Seu livro é utilizado como importante material de apoio nas melhores faculdades
de marketing e negócios do país, como ESPM,
Mackenzie e USP, e até em Portugal.
Publicado às 6h58
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