Por medo de errar no presente, muitas pessoas deixam de comprar perfume. Culturalmente, o produto é visto como um tipo de peça íntima, já que demonstra a personalidade de quem o usa. Porém, não é necessário ter essa insegurança.
Seja para cônjuge, familiares ou amigos próximos, o perfume pode ser uma excelente surpresa para quem recebe. Confira motivos para considerar essa opções e dicas para analisar os produtos disponíveis!
Por que dar um perfume de presente?
Ter dúvidas sobre como presentear é bastante comum. Ainda mais quando outras opções foram escolhidas, como roupas e acessórios, em datas comemorativas anteriores. Então, por que não considerar um perfume?
A menos que o presenteado não goste do produto - o que é raro - as chances de agradar são grandes. De acordo com pesquisa da International Fragrance Association (IFRA), as vendas com fragrância superam os 7 bilhões de euros no Brasil.
Considerando que a pessoa poderá gostar, confira os motivos principais para considerar o presente e surpreender:
É um presente único e especial
Diferentemente de outros produtos, o perfume é um item único, pois é criado a partir de um processo que envolve a combinação de vários ingredientes. Isso explica o porquê quem recebe uma fragrância costuma se sentir especial.
Cria uma memória olfativa
Em muitas situações, a memória olfativa pode ser mais forte do que a visual. As pessoas até se esquecem de uma roupa que viram, por exemplo. Porém, uma fragrância é capaz de transportá-las para outros ambientes e paisagens.
Por isso, ao sentir o cheiro de um bolo, é normal pensar na infância. Nesse contexto, entregar um perfume pode ser uma forma de criar uma memória olfativa. O presenteado passará a associar que que o presente ao cheiro.
Demonstra atenção
Ao contrário de produtos mais impessoais, como agendas e eletrônicos, os perfumes envolvem uma análise atenta sobre quem irá recebê-los. Ou seja, o ato de presentear com fragrâncias é também uma forma de demonstrar atenção e carinho.
Como escolher um perfume para presentear?
Depois de decidir pela entrega do presente, é hora de pensar em qual produto irá escolher. Afinal, há várias opções entre nacionais e internacionais, feitas a partir das mais variadas combinações.
O primeiro passo é descobrir se a pessoa já usa alguma marca. Se ela for fã do Boticário, por exemplo, será mais simples saber direcionar a escolha. O interessante é não dar a mesma fragrância que o presenteado usa, pois não haverá surpresa.
Em caso de dúvida, o ideal é observar os produtos semelhantes. Se a pessoa utiliza uma fragrância amadeirada, ela pode muito bem gostar de outro cheiro amadeirado, mas diferente.
Caso não seja possível averiguar os gostos do presenteado, uma alternativa é escolher o aroma que tenha a ver com a época do ano. Para os meses mais frios, as melhores opções são os amadeirados, os orientais e os gourmands (baunilha e café, por exemplo). O ideal é que o produto tenha uma fixação prolongada.
Para os períodos mais quentes, as fragrâncias mais refrescantes são perfeitas. Cheiros florais e cítricos são excelentes para a primavera e o verão. Nesse caso, para as mulheres, é possível optar por um spray corporal, como o Natura Todo Dia Flor de Laranjeira e o Body Splash Lavandinha da Boticário.
Embora seja algo intimamente relacionado com a personalidade, o perfume pode ser uma excelente opção de presentear pessoas próximas. Para acertar nessa escolha, vale pesquisar os gostos do presenteado ou até optar por uma fragrância que tenha a ver com a época do ano.
Fontes:
https://www.diarioonline.com.br/noticias/cultura/noticia-180228-presentear-com-perfume-da-azar.html
https://www.portafolhetos.com.br/natura/
Publicado às 12 horas
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro