Muita gente aproveitou o momento de quarentena pelo qual o mundo atravessou, e em algumas regiões ainda se encontra, para aprender, informar-se e colocar os estudos em dia. Os termos mais buscados no Google durante a quarentena na área de educação, cursos online e Ensino à Distância trazem muitos insights sobre o que está por vir nesse setor tão importante.
Entre os termos mais buscados no Google durante a quarentena, estão: “Como fazer”, que bateu recorde de buscas desde o ano de 2004. Esse é um dado interessante para empresas de educação, jogos e brinquedos, e também para o setor da construção civil, que podem se basear no desejo do público aprender a fazer as coisas, colocando a mão na massa.
Segundo o Ubersuggest “Como fazer” foi procurado 246 mil vezes no Google durante o mês de março. O que indica que as pessoas se interessaram por realizar tarefas sem solicitar serviços profissionais. Entre essas atividades, podemos citar receitas culinárias, serviços domésticos, trabalhos manuais e artesanato em geral, além de atividades voltadas à tecnologia, como programação de softwares para computadores e smartphones.
Seguindo essa mesma linha, uma das escolas mais representativas desse setor, o SENAI teve um crescimento exponencial de buscas e matrículas durante o período. O termo “Aulas gratuitas do SENAI” teve um aumento de 578% no buscador.
Outros interesses de aprendizado e educação
Além de tarefas manuais, destacam-se também entre os termos mais buscados no Google durante a quarentena “cursos online”, que teve o maior número de procura em todos os anos, “curso online gratuito”, que teve o expressivo crescimento de 819%, “curso de inglês”, que obteve o maior volume de buscas desde o ano de 2015.
Entre os dados mais marcantes estão pesquisas relacionadas à cursos da “Harvard”, com uma porcentagem extraordinária de crescimento, atingindo uma elevação de 1802% nas buscas.
Por conta do momento vivido nas empresas, que tiveram de fechar as portas e realizar grande parte do trabalho, senão todo ele, remotamente, termos como “videoconferência”, “reunião a distância” e correlatos, como ferramentas para reuniões remotas (Zoom, Google Meet, entre outras) também registraram aumento no volume de buscas, cerca de 231% no período de quarentena.
Em todas as regiões do Brasil, e em muitos lugares do mundo, as pessoas aproveitaram o período em que estiveram impossibilitadas de sair de casa para estudar, aprimorar suas habilidades ou incrementar a cultura em alguma nova área do conhecimento.
Ibraim Gustavo é jornalista, escritor e educador, Pós-graduado em MKT e MBA em Comunicação e Mídia
Publicado às 11h57
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