Sem dúvidas o Brasil é o país do carnaval, futebol e samba, mas recentemente também nos tornamos líderes mundiais em uma das tendências que mais cresce no mundo: os memes.
Hoje somos uma fábrica deles, nós os compartilhamos vorazmente uns com os outros em todas as redes sociais e ultimamente temos visto os memes até em propagandas de marcas famosas, como a Netflix ao usar a cena de "Pulp Fiction", em que Vicent, interpretado por John Travolta, está confuso. 20 anos depois do lançamento do longa, a cena viralizou nas redes sociais.
Isso ocorre porque o formato da comunicação dos memes é direta e simples, atingindo os mais variados públicos e com poder de viralizar fácil, como já vimos acontecendo em toda a internet.
Se você quer começar a usar os memes em sua estratégia de marketing, tanto para casualizar o tom de voz da empresa, ou melhorar o engajamento, criamos um guia com 7 dicas para te ajudar:
1. Tudo tem hora e lugar
A primeira coisa, é entender que memes são cabíveis somente em momentos de comunicação mais descontraída, tanto interna quanto externamente e usá-los em um momento inadequado pode ter consequências graves. Você pode fazer um teste usando um criador de slides e um conversor de mp3, usando áudios de vídeos que viralizaram. Unindo esses memes à apresentação de resultados, consegue sentir dos colaboradores como aquela linguagem vai ser interpretada.
2. “Seje” menas
Procure sempre memes que vão de encontro à sua identidade, seu perfil e deixe a entender que não estão ali só para fazer o público rir, mas que também há um intuito por trás disso.
3. Não seja o tio da Sukita
Esteja sempre atento às hashtags, às trends e os assuntos mais comentados do momento. Geralmente são aqueles que geram mais engajamento e quando seu time de marketing está a par do que está rolando, pode gerar números mais rapidamente.
4. Prevenir é melhor do que remediar
Planeje a estratégia antecipadamente para entender em quais momentos melhor cairão os memes e sempre monitore as métricas: comentários, compartilhamentos e curtidas, pois são esses resultados que dirão se o plano deu certo ou não.
5. O mito cria, o invejoso copia
Por mais que os memes tragam um tom mais casual à voz da empresa, ainda assim é uma companhia e não pode perder o foco: gerar engajamento. Adapte à sua realidade e produto ou solução e posicione bem sua marca no mercado.
6. De grão em grão a galinha enche o papo
Neste processo de inserir memes na comunicação e estratégia de marketing, é importante que poste periodicamente para que o público note o padrão e comece a interagir mais. Assim você acompanha os números.
7. Quem sabe faz ao vivo
Siga marcas que são referência no uso dessa estratégia, entenda como falam e postam nas redes sociais e como a linguagem se adapta dependendo da plataforma e da postagem. Além da Netflix, o MC Donald´s também é um case ideal para ser estudado.
Já acabou?
Com certeza, não. Os memes estão presentes em quase todas as camadas sociais e em todas as redes online e o uso chegou a ser aplicado em ambientes diversos, até nas escolas como parte do método de ensino.
Páginas governamentais ao redor do mundo já utilizam memes em suas páginas oficiais e isso notoriamente contribui para a forma com que interagem com cada postagem.
Agora que entende o papel e o poder que os memes podem ter em sua estratégia de Marketing, comece agora a seguir os trends e faça sua curadoria para compartilhar nas postagens da empresa. Use com moderação!
FONTES:
https://www.ypulse.com/article/2019/03/05/3-stats-that-show-what-memes-mean-to-gen-z-millennials/
https://www.dgitais.com/post/memes-no-seu-negocio/
https://exame.com/marketing/8-marcas-acertaram-usar-memes-propagandas/
https://ensin-e.edu.br/o-poder-dos-memes-nas-estrategias-de-marketing-digital/
https://www.conexorama.com/memes-empresa/
Publicado às 16h38
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