Manter o cliente é um desafio às vezes maior do que
conquistá-lo pela primeira vez. Para quem trabalha com as chamadas vendas
recorrentes existe um trabalho diário de aproximação com o público para
cativá-lo cada vez mais. Gisele Coutinho, Fundadora do Pura Caffeina, Sergio
Miranda, Co-fundador da Coffee&Joy e Hugo Rocco, Coffee Hunter do Moka
Clube dividiram com os participantes da Semana Internacional do Café suas
experiências e estratégias para estarem sempre na lembrança da clientela.
A aposta de
Gisele Coutinho foi se aproximar de suas origens. Nascida e crescida na
periferia da capital paulista, ela começou a introduzir a cultura dos cafés
especiais para uma população com menor renda e vem conseguindo democratizar o
consumo da bebida.
“O maior diferencial
do Pura Caffeina é a minha história. Eu nasci em periferia. O meu contato com
pessoas de origem mais simples e de uma renda menor é um grande diferencial,
até porque essas pessoas compram café. O café é a bebida mais consumida do
Brasil. São consumidores de café que tomam cafés todos os dias”, revela.
Já Sérgio
Miranda, da Coffee & Joy, uniu o gosto pelo café a outra paixão: a
tecnologia. Por meio do aplicativo da empresa, Miranda faz uso da inteligência
artificial para ser mais certeiro nos produtos que oferece aos clientes.
Apelidado de
Teodoro, o robô da Coffee & Joy ajuda os clientes a encontrar o café ideal
para seu perfil de consumo. Através de perguntas simples sobre preferências de
comidas e hábitos do dia a dia, Teodoro sugere três tipos de cafés para cada
pessoa.
“Eu sou um
aficionado por tecnologia e com nossa ideia de levar um pouco de amor para o
mundo, nasce a ideia do Teodoro para ajudar a escolher o café que tende a
agradar mais o paladar de cada consumidor. E o pessoal fica muito curioso para
experimentar a sugestão do Teodoro”, diz Miranda.
A tecnologia
ajuda a Coffee & Joy a conectar toda a cadeia, contando histórias com
excelência e traçando perfil dos seus clientes através da análise de dados.
“Essa informação é importante para entender o consumidor e oferecer o produto
certo. Esse trabalho direto que nós fazemos com o nosso cliente é o que nos
ajuda a fidelizar essa clientela”, completa.
Hugo Rocco é
reconhecido como um pioneiro do mercado de vendas recorrentes de cafés
especiais. Para ele, a qualidade dos produtos que oferece é inquestionável,
então o segredo está em levar um algo a mais.
“Às vezes você
oferece um café que não é a melhor safra que aquele produtor já fez, mas se o
café não tiver nenhum defeito e a história estiver muito bem contada você
conquista a confiança do cliente mesmo assim. A qualidade a gente trata como
algo primordial, mas o que a gente foca mesmo é na experiência. Sempre dar um
algo a mais para conseguir fidelizar o cliente e levar essa pessoa até a
história do produtor. É assim que gente constrói essa confiança, mantendo o
contato com o público”, finaliza.
Serviço:
Semana
Internacional do Café 2020 - 100% Digital
De 18 a 20 de
novembro
#conectadospelocafé
Cadastro
gratuito: www.semanainternacionaldocafe.
Redes sociais
Facebook e
Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Sobre a SIC
A Semana
Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da
Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e
do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária
e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde
2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem
como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade
dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de
potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido
à pandemia, foi realizada 100% em plataforma digital.
Patrocinadores
A edição deste
ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações
Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio
premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.
Com informações de KB!COM |
Comunicação Corporativa
Publicado às 17h16
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro