Cotidiano

Saiba o que especialistas em café têm feito para fidelizar sua clientela

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Manter o cliente é um desafio às vezes maior do que conquistá-lo pela primeira vez. Para quem trabalha com as chamadas vendas recorrentes existe um trabalho diário de aproximação com o público para cativá-lo cada vez mais. Gisele Coutinho, Fundadora do Pura Caffeina, Sergio Miranda, Co-fundador da Coffee&Joy e Hugo Rocco, Coffee Hunter do Moka Clube dividiram com os participantes da Semana Internacional do Café suas experiências e estratégias para estarem sempre na lembrança da clientela.

A aposta de Gisele Coutinho foi se aproximar de suas origens. Nascida e crescida na periferia da capital paulista, ela começou a introduzir a cultura dos cafés especiais para uma população com menor renda e vem conseguindo democratizar o consumo da bebida.

“O maior diferencial do Pura Caffeina é a minha história. Eu nasci em periferia. O meu contato com pessoas de origem mais simples e de uma renda menor é um grande diferencial, até porque essas pessoas compram café. O café é a bebida mais consumida do Brasil. São consumidores de café que tomam cafés todos os dias”, revela.

Já Sérgio Miranda, da Coffee & Joy, uniu o gosto pelo café a outra paixão: a tecnologia. Por meio do aplicativo da empresa, Miranda faz uso da inteligência artificial para ser mais certeiro nos produtos que oferece aos clientes.

Apelidado de Teodoro, o robô da Coffee & Joy ajuda os clientes a encontrar o café ideal para seu perfil de consumo. Através de perguntas simples sobre preferências de comidas e hábitos do dia a dia, Teodoro sugere três tipos de cafés para cada pessoa.

“Eu sou um aficionado por tecnologia e com nossa ideia de levar um pouco de amor para o mundo, nasce a ideia do Teodoro para ajudar a escolher o café que tende a agradar mais o paladar de cada consumidor. E o pessoal fica muito curioso para experimentar a sugestão do Teodoro”, diz Miranda.

A tecnologia ajuda a Coffee & Joy a conectar toda a cadeia, contando histórias com excelência e traçando perfil dos seus clientes através da análise de dados. “Essa informação é importante para entender o consumidor e oferecer o produto certo. Esse trabalho direto que nós fazemos com o nosso cliente é o que nos ajuda a fidelizar essa clientela”, completa.

Hugo Rocco é reconhecido como um pioneiro do mercado de vendas recorrentes de cafés especiais. Para ele, a qualidade dos produtos que oferece é inquestionável, então o segredo está em levar um algo a mais.

“Às vezes você oferece um café que não é a melhor safra que aquele produtor já fez, mas se o café não tiver nenhum defeito e a história estiver muito bem contada você conquista a confiança do cliente mesmo assim. A qualidade a gente trata como algo primordial, mas o que a gente foca mesmo é na experiência. Sempre dar um algo a mais para conseguir fidelizar o cliente e levar essa pessoa até a história do produtor. É assim que gente constrói essa confiança, mantendo o contato com o público”, finaliza.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

Redes sociais

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, foi realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.

Com informações de KB!COM | Comunicação Corporativa

Publicado às 17h16

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