A menos de 4 meses para o fim do prazo de
isenção na taxa de distribuição de energia solar, existe no setor uma corrida
pela validação e instalação dos projetos fotovoltaicos. O Marco Legal da
Geração Distribuída, a Lei 14.300 sancionada neste ano, estabelece regras para
a produção da própria energia, como no caso da solar fotovoltaica. De acordo
com essa nova lei em vigor, quem fizer a instalação de energia solar em até 6
de janeiro de 2023 será isento de encargos até o ano de 2045.
“O consumidor que pedir e realizar o procedimento até o dia 6 de janeiro tem isenção. Passado esse período, ele terá que pagar um pedágio de toda a energia que colocar na rede”, explica Bárbara Rubim, vice-presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Essa segurança jurídica trazida pelo marco legal, somada à maior oferta de crédito e à variedade de equipamentos para esse tipo de projeto, tem impulsionado fortemente o setor de Energia Solar Fotovoltaica.
“A cada dia esse tipo de projeto se paga mais rapidamente. Se no passado o payback (retorno do investimento) era de 6 a 7 anos, hoje já trabalhamos com uma média de 4 anos, chegando em alguns casos em 3 anos. E o mais interessante é que, o consumidor pode passar a gerar sua própria energia sem ter que pagar mais do que já gasta com a conta de energia”, explica Ulysses Jordão, sócio-diretor da Unidade Solarprime Serra Negra e Amparo SP.
“Hoje temos opções de financiamento para que o cliente deixe de pagar a conta de energia e passe a pagar a parcela do seu sistema fotovoltaico”. É uma situação parecida com a de quem deixa de pagar aluguel e passa a pagar a parcela do financiamento de casa própria, porém, com a grande vantagem de ser muito mais rápido”
No entanto, é importante que o consumidor tenha em mente que 06 de janeiro de 2023 é o prazo final para que o sistema esteja homologado na concessionária, ou seja, para que isso ocorra, a contratação deve ser feita o quanto antes, até mesmo para evitar uma corrida ainda maior no final do ano com a provável falta de equipamentos e alta de preços.
Se quiser saber mais ou fazer uma simulação, acesse o site solarprime.com.br/serranegra ou entre em contato via WhatsApp. Instagram.com/solarprime.serranegra www.facebook.com/profile.php?id=100057376512516
Publicado às 7h59
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial
Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br