O Grupo Climatempo é líder em serviços de meteorologia no Brasil e desenvolveu a plataforma SMAC de monitoramento e alerta meteorológico, que pode ser usado por setores públicos ou privados para otimizar e planejar atividades diárias que podem ser prejudicadas pelo tempo severo.
A participação da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba no projeto envolve o Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e a Defesa Civil, cujas equipes estão tendo acesso a ferramentas e dados precisos para a previsão do tempo.
A plataforma permite a prefeitura observar em tempo real, por exemplo, se alguma tempestade vem se aproximando - por meio de dados e imagens de satélite disponibilizadas pela ferramenta.
A plataforma também emite alertas antecipados para os gestores da prefeitura no caso de previsões de chuvas intensas, ventos muito fortes, descargas elétricas (raios) e queimadas.
“Com esta ferramenta é possível os gestores tomarem decisões importantes ligadas a possíveis inundações ou cancelamento de ações ou eventos que envolvem um grande público, por exemplo, diminuindo os riscos para a população e também para os visitantes da cidade já que, no caso de Morungaba, por ser uma cidade turística, também tem de ter esta preocupação”, explica a meteorologista da Climatempo, Cátia Valente, que coordena o projeto.
O objetivo é testar o funcionamento do sistema e depois disponibilizá-lo no portfólio de negócios da empresa. O objetivo é que os municípios tenham acesso à ferramenta de monitoramento e alertas automáticos com previsão do tempo de hora em hora, 24 horas por dia, sete dias por semana para tomadas de decisões.
Segundo a metereologista, além de Morungaba, mais seis municípios paulistas participam do projeto por meio de uma parceria entre a Climatempo, o Parque Tecnológico de São José dos Campos e a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).
“Como prefeito e presidente da Aprecesp, tão logo surgiu a oportunidade de uma parceria com o Parque Tecnológico, disponibilizamos a nossa estância para juntamente com outras seis estâncias, pudesse ser a cidade-piloto, pois teremos como planejar de forma mais assertiva todo o calendário de eventos de Morungaba, além de, com muita antecedência, prever o clima em nossa cidade”, comenta o prefeito da Estância Climática de Morungaba e presidente da Aprecesp, Marquinho Oliveira.
Publicado às 7h56
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial
Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br