Opinião

Black Friday: última chance para as marcas que querem fazer bonito

post-img

O que começou como uma sexta-feira muito movimentada na Filadélfia de 1960, se tornou uma das maiores datas do comércio no mundo: a Black Friday. No Brasil, em 2021, as vendas totalizaram R$ 4,2 bilhões, 5% a mais do que no ano anterior. Ou seja, a data é uma ótima oportunidade para elevar vendas e dar um upgrade nos negócios. Um crescimento ocorrido, principalmente, no e-commerce, que criou força durante a pandemia. Segundo dados da NielsenQ/Ebite, em 2021 o ticket médio da Black Friday obteve uma variação positiva, passando de R$ 592,85 em 2020 para R$ 753 em 2021. O pagamento em 10 vezes também cresceu, ficando 2,4% maior que no ano anterior.

Sigo batendo na tecla que é uma data que vale a pena investir. Quando falamos sobre mídia paga e mídia orgânica, é comum que durante datas comemorativas a compra de mídia fique mais cara, devido à procura de posicionamento no Google. O ideal é investir em posicionamento de marca orgânico no Google, utilizando uma forte estratégia de SEO. Assim, seu site e suas páginas de produtos podem chegar à primeira página. Trabalhe bem as palavras-chave e produza conteúdo de alto valor para o cliente final.

As marcas precisam estar presentes nas redes sociais, e que imagens em formato estático não são mais tão atrativas para o público depois do TikTok - os formatos de vídeos curtos têm feito mais sucesso entre os usuários. Existem alguns recursos para gerar expectativa e engajamento, tais como “Amigos próximos” no Instagram, Live Commerce, Trends do TikTok, e remarketing. Lembre-se que conquistar novos clientes pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que gerar recompra. Também é preciso considerar que os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados (61,1%) para acessar sites e aplicativos de lojas.

Um dado interessante: ainda que focada em produtos, a Black Friday se mostrou uma boa opção para outros setores. Por exemplo, o delivery de alimentos e bebidas  teve um aumento de 13,3% em comparação à média das 4 sextas-feiras anteriores à data. Os cursos educacionais, principalmente de idiomas (21%) e capacitação profissional (23%), também tiveram maior intenção de compra, ficando atrás apenas dos serviços de streaming (27%). Em 2022 a previsão é que o setor continue crescendo - 51% dos jovens buscaram cursos de idiomas durante a última Black Friday, segundo dados FacE-Book IQ - META. 

Meu último conselho é este: se você é uma marca e ainda tem dúvida sobre investir em Black Friday, pense no que você tem a oferecer para esse período. Vale a pena gritar? O investimento em marketing mais amplo para a Black Friday posicionaria sua marca como líder em seu espaço? Se sim, vá em frente (e boa sorte)!

Por Edu Sani, CEO da ADSPLAY

Publicado às 6h26

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro 

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br  


Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.