Até o início de
2020, a participação do e-commerce no comércio varejista do Brasil estava em
torno de 6%. Esse número dobrou, passando para cerca de 12% com a pandemia,
segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Câmara Brasileira de
Comércio Eletrônico e pelo movimento Compre&Confie. "Não houve
escolha. As lojas que ainda não tinham entrado no mundo digital ou entraram ou
deixaram de operar. E os consumidores que tinham medo de comprar online
perderam o medo por falta de opção", afirma Danielle Willig, gerente de
desenvolvimento de mercado da Manhattan Associates. Nunca vimos uma mudança de
comportamento tão rápida, dobrando em apenas alguns meses. "As lojas de
varejo de produtos essenciais, como supermercados, farmácias e lojas de
material para construção relatam que estão no ritmo da Black Friday desde o
início da pandemia", ela afirma.
De fato, de
acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Incisiv, encomendada pela
Manhattan Associates, líder em tecnologia para comércio omnichannel e supply
chain - o COVID-19 impactou permanentemente o comportamento do consumidor,
acelerando a evolução do atendimento omnichannel e tornando a segurança do
e-commerce fundamental. A pesquisa constatou que os compradores veem e
avaliam as lojas de maneira muito diferente hoje em dia do que antes do
COVID-19. Mais do que nunca, o digital agora é a entrada da loja, é tudo uma
questão de segurança, velocidade e conveniência.
Com 80% dos
compradores esperando aumentar a compra online e a coleta na loja e na calçada
nos próximos seis meses e 90% dos compradores preferindo a entrega em domicílio
em vez de uma visita à loja, os varejistas devem se posicionar para atender a
essas necessidades com flexibilidade, especialmente quando se trata de
atendimento de e-commerce. As principais conclusões do relatório incluem:
80% dos
compradores esperando aumentar a compra online e coleta na loja e na calçada
nos próximos seis meses
90% dos
compradores preferindo a entrega em domicílio em vez de uma visita à loja nos
próximos seis meses
apenas 5%
planejam experimentar um produto na loja nos próximos seis meses
apenas 28%
planejam aumentar as compras nas lojas nos próximos seis meses
A pesquisa
revela também que os compradores acham que suas experiências de pickup deixam a
desejar. Eles avaliam suas experiências recentes de check-out e retirada de
maneira insatisfatória em uma variedade de parâmetros - desde disponibilidade
de locais de retirada até tempos de espera para retirada uma vez na loja. Além
disso, os varejistas devem esperar uma enxurrada de devoluções nas lojas assim
que as lojas reabrirem. Após meses de compras no e-commerce, os clientes estão
planejando aumentar as visitas à loja para devolver um pedido ou item. Na
verdade, devolver um item à loja é o segundo maior motivador para futuras
visitas à loja, atrás apenas de itens relacionados a necessidades diárias.
"Os varejistas precisam estar preparados para lidar com esse aumento de
estoque na loja.
O atendimento do
comércio eletrônico, incluindo entrega em domicílio e atendimento na loja será
crucial para a temporada de compras de fim de ano de 2020”, afirma Danielle
Willig. “A demanda do consumidor por uma jornada de compra otimizada só
aumentou com a pandemia. Os varejistas que aplicaram os aprendizados dos
últimos meses e fizeram os ajustes de tecnologia corretos estarão melhor
posicionados para gerenciar a demanda esperada para o cumprimento do comércio
eletrônico. Uma vez que os clientes se sintam seguros, converter essas "devoluções"em trocas de vendas de uma forma sem atrito será crítico para
manter a receita em lojas que estão abertas para vendas socialmente distantes.”
O estudo também
indica que os funcionários da loja continuarão a ser vistos como uma fonte
importante de conhecimento e percepção, mas a relação entre o comprador e o
funcionário precisará ser digitalizada. Para 80% dos compradores, as
comunicações digitais com os vendedores da loja nos próximos 6 meses são
"prováveis" ou "muito prováveis". Além disso, a
visibilidade do estoque da loja se tornará a peça central de todas as
experiências dos associados e clientes, o que inclui mostrar o estoque da loja
on-line preciso e em tempo real, filtrar as lojas por disponibilidade de
produto e mostrar aos associados e clientes a localização exata do estoque
dentro da loja.
"Com
todas estas mudanças acontecendo agora, acreditamos que com a Black Friday elas
serão ainda mais acentuadas, afirma Danielle. "As lojas que souberem
aproveitar o momento atual para garantir que a experiência do consumidor seja
perfeita em qualquer canal ganharão a preferência do cliente. A ele não
interessa o que há atrás das cortinas. Só quer mais opções de canais, entrega
mais rápida, possibilidade de devolução, e um serviço amigável e
confiável".
Clique aqui para
baixar o estudo completo.
Nos dias 14 e 15 de outubro, a Manhattan Associates realiza o Brasil Exchange Connect 2020, um evento online que vai reunir que vai reunir líderes brasileiros e internacionais para trocar experiências, trazer cases de sucesso sobre varejo, Supply Chain e Omnichannel. Inscreva-se clicando aqui.
Metodologia de
pesquisa
A Incisiv conduziu uma pesquisa híbrida online + Computer Aided Telephonic Interview (CATI) com 2.510 compradores nos Estados Unidos que planejam visitar uma loja para uma compra, retirada de pedido ou atendimento ao cliente nos próximos 6 meses. A pesquisa foi realizada entre 29 de julho de 2020 - 6 de agosto de 2020.
Sobre a
Manhattan Associates
A Manhattan
Associates é líder em soluções de tecnologia para supply chain e comércio
omnichannel. Unimos informações de toda a empresa, convergindo as vendas front-end
com a execução do supply chain back-end. Nosso software, plataforma tecnológica
e experiência inigualáveis ajudam a impulsionar tanto o faturamento quanto a
lucratividade dos nossos clientes. A Manhattan Associates projeta, constrói e
fornece soluções de ponta em nuvem e on-premises, para que, através das suas
lojas, rede ou de seu centro de distribuição, você esteja pronto para obter os
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Sobre a Incisiv
A Incisiv é uma
empresa de insights do setor de próxima geração que ajuda varejistas e marcas a
navegar na ruptura digital em seu setor. A Incisiv oferece aos executivos da
indústria de consumo responsáveis pela transformação digital uma plataforma
confiável para compartilhar e aprender em um ambiente não competitivo e as
ferramentas necessárias para melhorar a maturidade digital, impacto e
lucratividade. Mais informações estão disponíveis em incisiv.io
Publicado às 12h28
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