O número de municípios onde há apenas um candidato
disputando a prefeitura dobrou na eleição deste ano. De 108 cidades com
candidaturas únicas em 2020, o Brasil terá neste ano 214 municípios com apenas
um candidato. Ou seja, basta apenas um voto para que sejam eleitos prefeitos.
É o maior número de candidaturas únicas das últimas sete eleições, quando começou essa série história, no ano 2000. Esses dados foram sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A média populacional das cidades com candidato único é 6,7 mil habitantes. Rio Grande do Sul (43), Goiás (20) e Mato Grosso (9) são os estados com maiores números de candidaturas únicas.
O município de Mato Queimado, no Rio Grande do Sul, é o recordista com o maior número de eleições com apenas um candidato a prefeitura, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. A história se repetiu na cidade por 20 anos (entre 2000 e 2020). Agora, em 2024, ao invés de 1 candidato, há 2 disputando a prefeitura.
Ainda de acordo com o CNM, o total de candidaturas nesta eleição caiu 20%, de 19,3 mil em 2020 para 15,4 mil em 2024.
No Circuito das Águas Paulista, Fernando Capato, do PSD – Partido Social Democrata é candidato único à Prefeitura de Holambra. Ele é candidato a reeleição e venceu o pleito de 2.020. Antes, foi vice-prefeito de Fernando Fiori de Godoy. Ele é filho de Celso Capato, que já foi prefeito de Holambra e Artur Nogueira.
Publicado às 16h36
Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.
Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui
Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.