O Departamento Municipal de Saúde de Holambra reforça a importância da vacinação de moradores contra a Febre Amarela. O imunizante faz parte do esquema vacinal para todos os municípios brasileiros. A recomendação do Ministério da Saúde é de duas doses para crianças com mais de nove meses e menores de cinco anos e dose única, válida para toda vida, para maiores de cinco anos.
Para receber a imunização, basta comparecer ao PSF mais próximo de casa com Cartão Cidadão, Cartão SUS, CPF e carteirinha de vacinação. "Vamos avaliar a carteirinha e verificar a necessidade. Quem tem mais de 60 anos deve procurar orientação médica", disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Wilma Gomes.
O atendimento é realizado no PSF Palmeiras às segundas-feiras das 8h às 11h30, às terças-feiras das 13h às 15h30 no PSF Fundão e às sextas-feiras entre 8h e 11h30 nas unidades Santa Margarida e Imigrantes.
"O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da transmissão de febre amarela durante o período sazonal da doença, que vai de dezembro a maio, especialmente em São Paulo, além de Minas Gerais, Roraima e Tocantins", explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. "A nota técnica, encaminhada às Secretarias de Saúde, recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco. Mesmo sem registro de caso confirmado da doença no município, é fundamental que todos estejam protegidos. Pedimos para que os holambrenses compareçam aos postos."
Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas ou vômitos, é importante buscar atendimento médico.
Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.
Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui
Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.