Cotidiano

Instituto global de pesquisa visita Associação Copaíba para conhecer ações de restauração da Mata Atlântica

post-img

Reconhecido como uma das principais iniciativas do panorama global a desenvolver estudos e implementar soluções para que as pessoas tenham o essencial para viver, para proteger o meio ambiente e para restaurar a natureza, em prol do equilíbrio do clima e da formação de comunidades resilientes, o World Resources Institute (WRI) esteve presente — através de dezenas de seus membros — na sede da Associação Ambientalista Copaíba, ao longo da última semana. 


A visita teve como objetivo levar os membros estrangeiros do WRI a ter o primeiro contato com a Mata Atlântica e, a todos os demais presentes, a conhecer as iniciativas da Copaíba nas frentes de restauração ecológica e de produção de mudas nativas. Durante a visitação, os participantes tiveram acesso à apresentação institucional da Copaíba; conheceram as formas de restauração e as fases da implantação de áreas degradadas; assistiram e participaram da produção de mudas, e foram apresentados a programas parceiros da instituição, como o Projeto Verde Mel, realizado em parceria com o Programa Raízes do Mogi Guaçu.


A Secretária Executiva e Coordenadora do Viveiro da Copaíba, Flávia Balderi destaca que esse tipo de ação motiva as organizações a aprimorar suas práticas e ampliar seu impacto de forma conjunta, além de demonstrar a cada vez mais pessoas como a restauração pode ser aliada do desenvolvimento sustentável, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos.


"É uma honra para nós, da Associação Copaíba, receber o WRI Global e o WRI Brasil para essa visita tão significativa. A restauração da Mata Atlântica é um desafio urgente e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de transformar paisagens degradadas em ecossistemas vivos e produtivos. Nosso trabalho é mais do que plantar árvores; é resgatar a biodiversidade, proteger os recursos hídricos e fortalecer comunidades que dependem diretamente da floresta”, pontua a membro da Copaíba.


Organizações dos mais diferentes setores que tiverem interesse em conhecer as iniciativas da Copaíba, podem entrar em contato com a associação através do canal:(19)99953-8382. 


Saiba mais sobre o programa em: https://copaiba.org.br/restauracao-florestal/.


Mais sobre a Copaíba


Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que  atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 380 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental. Saiba mais em: https://copaiba.org.br/


Publicado às 11h19


Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nós damos um oi

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramX e Tópicos       

Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.