Cotidiano

Todos por Elas: Prefeitura e Sebrae-SP promovem programa de empreendedorismo feminino

post-img

O empreendedorismo feminino movimenta negócios, gera renda e amplia a participação das mulheres na economia. Com o compromisso de promover o protagonismo, ampliar a autonomia financeira e impulsionar o desenvolvimento local, a Prefeitura de Serra Negra, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Sebrae-SP, lança oficialmente o programa “Todos por Elas”.

A iniciativa gratuita é voltada a mulheres empreendedoras, aspirantes, participantes de processos de inclusão produtiva e empresárias formalizadas (nas categorias MEI, ME ou EPP). O programa é resultado de um processo de construção iniciado há mais de dois anos, com reuniões técnicas e de planejamento realizadas para definir suas diretrizes e ações. Entre os encontros mais recentes, está a reunião realizada em 3 de julho deste ano, que contribuiu para o avanço da estruturação da iniciativa. O objetivo é promover trocas de experiências, networking e valorização das competências e habilidades femininas, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

O lançamento oficial da iniciativa ocorre no dia 8 de outubro, no Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra, celebrando o empreendedorismo feminino por meio de palestras inspiradoras e conexões estratégicas. No encontro também será lançada a trilha de capacitação do projeto.

 
Trilha de capacitação

A segunda etapa será realizada nos dias 17, 18 e 19 de novembro, também na sede do Fundo Social. A programação trabalhará aspectos comportamentais e de desenvolvimento pessoal relacionados à atividade empreendedora.
No dia 17 de novembro, serão abordados inteligência emocional, autoconhecimento, gestão das emoções, coragem e autoconfiança, com o tema “Seja a melhor versão de si mesma”.

Em 18 de novembro, as participantes trabalharão a identificação de oportunidades e o desenvolvimento do potencial de inspiração para outras mulheres. Já no dia 19, os conteúdos abordarão qualidades pessoais, gestão do tempo, sonhos, liderança e construção da própria trajetória.

Segundo a consultora de negócios do Sebrae, Carla Cozer, “o Fundo Social já desempenha um papel fundamental no apoio ao empreendedorismo feminino em Serra Negra, e agora somaremos a força do Sebrae a essa missão. Mais do que abrir um negócio, empreender é conquistar liberdade, autonomia financeira e realização profissional. É com esse propósito que o Sebrae Delas atua: conectando, capacitando e desenvolvendo o potencial de cada mulher. Por meio dessa união entre o Sebrae, a Prefeitura e o Fundo Social, as mulheres de Serra Negra ganham ainda mais espaço para impulsionar suas trajetórias”, destaca.

O projeto também dialoga com o trabalho do Fundo Social de Solidariedade, que desenvolve ações voltadas à inclusão, capacitação e criação de oportunidades para a população. A parceria com o Sebrae-SP agrega conhecimento técnico e ferramentas de desenvolvimento empresarial à atuação local.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Deborah Chedid, este programa representa o início de uma jornada de desenvolvimento para as mulheres de Serra Negra. “A partir da capacitação e da troca de experiências, queremos criar condições para que essas empreendedoras avancem para novas etapas, criando feiras, eventos e outras iniciativas que deem visibilidade ao trabalho que realizam e criem espaços para a comercialização de seus produtos e serviços. Nosso objetivo é aproximar essas mulheres do mercado e integrá-las cada vez mais à cadeia produtiva local, ampliando as oportunidades de geração de renda e autonomia. O Fundo Social tem esse papel de abrir caminhos e, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Sebrae-SP, podemos oferecer conhecimento e criar oportunidades para que essas mulheres ocupem novos espaços na economia do município”, destaca.

Publicado às 22h40

Receba as notícias pelo canal do WhatsApp clicando aqui e ative o sininho para receber as notificações

Fale com nossa equipe pelo WhatsApp, clicando aqui, e nos dê um oi.

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, Instagram, Threads e X   

Matérias Relacionadas

Sobre Nós

O Circuito de Notícias é um projeto que tem por objetivo divulgar notícias, produtos e referências do Circuito das Águas Paulista. O portal é coordenado pelo Jornalista Moisés de Camargo, da cidade de Serra Negra/SP.