Você já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio, certo? A frase está correta, especialmente quando tratamos do fortalecimento da marca.
Quanto maior for a visibilidade da empresa ou do negócio, maior tende a ser o engajamento do público, gerando o fortalecimento da marca.
Marketing e o fortalecimento da marca
Muito mais que anunciar produtos, serviços e preços, a propaganda hoje tem um novo papel.
A propaganda e a publicidade estão intimamente ligadas à fidelização da clientela com a marca.
Sendo assim, é imprescindível que a empresa tenha um diálogo franco com seu público, e entenda o que é importante para ele.
São muitas as preocupações atuais que podem movimentar o setor de marketing estratégico de uma companhia, e ajudar no fortalecimento da marca:
- Luta por justiças sociais e combate à desigualdade;
- Combate ao machismo;
- Defesa do meio ambiente.
Esses são alguns dos muitos temas que o empreendedor pode utilizar para trabalhar a imagem de sua empresa na sociedade.
Já falamos aqui na Hora do Empreendedor sobre inúmeras maneiras que o empreendedor pode utilizar para fortalecer a sua marca.
Não se tratam de fórmulas mágicas , mas de estratégias que podem ou não funcionar, a depender de várias questões.
Entre elas:
- O público a que se destina está interessado nestas ações?
- A imagem da empresa reflete o que a campanha ostenta?
- A marca está de fato realizando algo transformador, ou quer apenas aparecer?
A imagem da marca, de seus sócios e colaboradores deve estar em total sintonia com o propósito da campanha.
O cliente não é inocente, e sabe quando uma marca tem um posicionamento real, ou está apenas aproveitando para surfar em alguma onda do momento.
O propósito da própria empresa precisa ter total conexão com o foco da campanha e da estratégia adotada.
Ações e campanhas que contribuem com a empresa
A criação de fundações de educação, institutos culturais e centros esportivos, por exemplo, é uma forma de alcançar o público.
Este tipo de marketing é importante para atingir uma parcela da população que não consome o seu produto.
Essas campanhas também ajudam no fortalecimento da marca ao sedimentar e fidelizar os clientes que a companhia já possui.
São pessoas que lutam pelas mesmas causas, que defendem as mesmas bandeiras, e que têm na marca o posicionamento que desejam ver.
Mas, lembre-se: o público conhece sua empresa, sabe o que você defende, e não quer ser enganado.
Não adianta ingressar em causas momentâneas e pontuais, se o objetivo do empreendedor não é, de fato, defender essa bandeira.
O fortalecimento da marca não é conquistado da noite para o dia, mas após muito suor derramado, e persistentes tentativas.
Ibraim Gustavo é jornalista, escritor e educador, Pós-graduado em MKT e MBA em Comunicação e Mídia
Publicado às 9h15
Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro
Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial
Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ