Hiperconectividade revela a dependência de redes sociais e recursos eletrônicos. Conheça a hiperconectividade, e como ela ajuda na obtenção de dados.
Você tem a sensação de viver conectado o tempo todo, e permanecer assim, em hiperconectividade, diariamente?
Atenção, apesar de trazer bons resultados para o empreendedor, o estado de hiperconectividade também pode ser prejudicial.
Conceito de hiperconectividade
Hiperconectividade é um profundo estado de valorização e dependência dos meios virtuais e dos recursos digitais.
Apesar de estar conectado ser algo muito importante para os nossos dias, a hiperconectividade tem suas questões.
Quanto mais tempo passamos na rede, mais informações e dados a nosso respeito damos às empresas.
Por isso mesmo você procura um produto ou serviço e ele passa a te perseguir por dias, com fotos e vídeos promocionais sobre ele.
Entretanto, você não é obrigado ou coagido a dar informações pessoais, mas em muitas lojas online, você só consegue uma oferta se fornecê-los.
Sempre que você dá o seu email, nome ou número de telefone para baixar um e-book ou participar de um sorteio, você entrega algum dado.
Entre os dados mais comuns que fornecemos, estão:
- Nome
- Idade
- Gênero
- Local de residência e de trabalho
- Profissão
- Email e número de telefone
- Hobbies
Dados demográficos e geográficos dos usuários são muito importantes para a equipe de marketing.
Com essas informações, o time de marketing consegue encontrar o público certo, e definir a persona da marca ou empresa.
Além disso, os dados ajudam a criar uma campanha específica voltada a esse público, de forma mais personalizada e atraente.
A hiperconectividade em números
Os números falam por si só. Passamos muito tempo em frente às telas, e nos conectamos com o mundo pelo celular.
A hiperconectividade atinge a homens e mulheres, a adultos e crianças de várias localidades do mundo.
Vamos aos números:
Os índices de usuários entre mulheres e homens são semelhantes, sendo de 74% o grupo feminino, e de 73% o masculino.
Já em relação à localização desses internautas, há uma variação mais significativa, havendo uma variação grande dos números.
77% da população que vive na zona urbana utiliza a internet, enquanto que 53% dos que moram na zona rural estão conectados.
O dado interessante está no fato de que, pela primeira vez numa pesquisa do tipo, a conectividade no campo ultrapassou a metade da população dessa localidade.
97% do total da população que tem curso superior faz uso cotidianamente da internet. O índice cai para 16% entre os analfabetos.
Entre as principais ferramentas de conexão dos brasileiros, estão:
- Smartphones e dispositivos móveis (99%)
- Computadores (42%)
- Televisores (37%)
- Videogames (9%)
Com esses dados, a empresa vai criando um banco de dados rico, dando mais informações à equipe que trabalha com marketing digital.
O que as pessoas fazem na internet?
No mundo todo, cada pessoa passa seis horas e quarenta e dois minutos conectada por dia, em média. Isso, ao longo do ano, corresponde a 100 dias.
Já no Brasil, são nada menos que nove horas e vinte e nove minutos diários, ou 145 dias inteiros do ano dedicados à internet.
Esses números levam o Brasil ao segundo lugar entre os países do mundo que passam mais tempo online
E durante todo o tempo em que estão online, os internautas estão realizando pesquisas, trabalhando ou lendo.
Além disso, tanto no Brasil como fora, as pessoas ouvem música, assistem a filmes e séries, e também fazem compras.
O empreendedor deve ter conhecimento de onde seu público está no ambiente virtual e o que ele está fazendo.
Entre outras coisas, o empreendedor deve aproveitar a hiperconectividade do internauta para saber:
- Quais sites frequenta;
- Quais gostos e interesses têm;
- Quanto tempo passa conectado;
- Qual o período do dia que está online;
- Quanto ele está disposto a pagar por determinado produto ou serviço.
Dessa forma, o empreendedor pode tentar se apresentar, conversar com ele, expor sua marca e transformá-lo em cliente.
Os perigos da hiperconectividade
Estar conectado é um benefício muito grande nos dias atuais. Apesar disso, o usuário deve ter muito cuidado.
Toda precaução é bem-vinda quando o assunto são dados pessoais e informações sigilosas.
Forneça seus dados apenas a empresas e sites extremamente confiáveis, tendo a certeza de que você não está sendo prejudicado.
Além disso, doenças psicológicas, crises de depressão e ansiedade já são vistas em larga escala por conta da hiperconectividade.
Todos nós devemos ter atenção para que a hiperconectividade não atrapalhe nossas relações sociais fora do ambiente virtual.
A hiperconectividade precisa somar à nossa vida, trazendo mais respostas e recursos, e não furtar de nós a realidade da vida.
Para não ter prejuízos na sua vida fora da internet, atente-se para que você não seja vítima da hiperconectividade
Ibraim Gustavo é jornalista, escritor e educador, Pós-graduado em MKT e MBA em Comunicação e Mídia
Publicado às 20h13
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